Fevereiro encerrou com a criação líquida de 255.321 empregos formais, segundo o levantamento mais recente do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o resultado é o balanço entre as 2.381.767 entradas e as 2.126.446 saídas registradas no período.
Foi o maior crescimento desde fevereiro de 2025, quando foram criadas 440.432 vagas de emprego formal. O número representa ainda uma queda de cerca de 42% em relação ao saldo positivo registrado um ano antes.
Embora o volume de admissões tenha superado os desligamentos, o desempenho ficou ainda ligeiramente aquém das expectativas calculadas em pesquisa pela agência Reuters, de aproximadamente 270 mil vagas.
O ministro da pasta, Luiz Marinho, atribuiu o crescimento fraco às mudanças calendário de feriados nos anos de 2025 e 2026. “Março do ano passado pode ter sido baixo porque o carnaval foi em março, portanto os dias úteis de carnaval se anteciparam para fevereiro”, disse.
Ainda assim, o ministro citou aspectos da conjuntura econômica, como a guerra no Oriente Médio e os juros elevados, para justificar crescimento mais fraco no emprego formal neste ano.
Houve crescimento em todos os cinco agrupamentos monitorados pelo órgão, com destaque para o setor de serviços, com 177.953 novos postos. ID
Todo Dia








