)
Aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais devem ficar atentos às novas regras de identificação biométrica do governo federal. A exigência será implantada gradualmente para concessão, manutenção e renovação de benefícios.
Quem já recebe aposentadoria, pensão ou outro benefício não terá o pagamento bloqueado automaticamente por falta de biometria. O governo verificará primeiro os registros existentes em bases oficiais, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), CNH e título de eleitor.
Caso seja necessária alguma regularização, o beneficiário será comunicado. A orientação é não procurar atendimento presencial apenas por causa da nova regra sem antes receber uma solicitação oficial.
A partir de 1º de janeiro de 2028, a biometria vinculada à Carteira de Identidade Nacional será a principal referência obrigatória para os procedimentos abrangidos pelas novas normas. IE

























