Biden menciona pela primeira vez possibilidade de condicionar apoio a Israel

Início » Blog » Biden menciona pela primeira vez possibilidade de condicionar apoio a Israel

Quem é Joe Biden, o novo presidente eleito dos EUA

Joe Biden mencionou pela primeira vez, nesta quinta-feira (4), a possibilidade de condicionar a ajuda dos Estados Unidos a Israel até que o governo de Benjamin Netanyahu adote medidas tangíveis para responder à catástrofe humanitária em Gaza.

Os dois líderes conversaram por telefone após a morte na segunda-feira de sete voluntários da ONG World Central Kitchen em um ataque israelense.

A conversa por telefone ocorre em meio à deterioração da situação humanitária na Faixa de Gaza, sitiada e à beira da fome, onde 33.037 palestinos morreram em seis meses de guerra, de acordo com o último balanço do grupo palestino Hamas.

Biden pediu um “cessar-fogo imediato” após o ataque “inaceitável” ao comboio dos funcionários da ONG e à situação humanitária em Gaza.

O presidente democrata enfrenta uma crescente pressão em um ano eleitoral por seu apoio à guerra de Israel em Gaza. Seus aliados estão pressionando para que ele considere condicionar os bilhões de dólares em ajuda militar que os Estados Unidos enviam ao aliado a cada ano à escuta de Netanyahu aos apelos de moderação.

Biden instou Netanyahu a “anunciar e implementar uma série de medidas específicas, concretas e mensuráveis para abordar os danos aos civis, o sofrimento humanitário e a segurança dos funcionários” de ONGs, informou a Casa Branca em comunicado. AFP

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a