Apagão no país ocorreu por erro em dados usados para funcionamento de usinas geradoras, diz ONS

Início » Blog » Apagão no país ocorreu por erro em dados usados para funcionamento de usinas geradoras, diz ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) constatou que o apagão em quase todo o Brasil registrado em 15 de agosto foi motivado por um erro na apresentação de parâmetros que são usados na operação de usinas geradoras de energia elétrica no país. Segundo o órgão, os dados enviados logo após o primeiro registro de queda de energia foram diferentes dos que são normalmente utilizados para informar sobre o desempenho dos geradores, o que acabou ocasionando o corte na distribuição.

Segundo o ONS, foram feitas simulações com dois tipos de informações. Uma com base nos parâmetros usados por geradoras no momento de início do funcionamento das usinas e outra com base nos dados apresentados pelas empresas para tentar conter a queda de energia. De acordo com o operador, o desempenho dos equipamentos informado pelos agentes ao ONS antes da ocorrência foi diferente do desempenho apresentado em campo, quando o apagão já tinha começado.

“Somente com as informações recebidas dos agentes após a ocorrência, foi possível reproduzir, no ambiente de simulação, a perturbação do dia 15 de agosto. A partir dessas novas informações, o ONS realizou uma análise minuciosa da sequência de eventos e testou múltiplos cenários, que apresentaram sinais de que o desempenho dos equipamentos informado pelos agentes ao ONS antes da ocorrência é diferente do desempenho apresentado em campo”, informou o ONS. R7

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a