‘Agora tenho urgência de vida’, diz Renata Capucci em entrevista exclusiva sobre o diagnóstico de Parkinson

Início » Blog » ‘Agora tenho urgência de vida’, diz Renata Capucci em entrevista exclusiva sobre o diagnóstico de Parkinson
Renata Capucci fala sobre o diagnóstico da doença de Parkinson. Agência O Globo

Já fazia um tempo que eu vinha gestando a ideia de “sair do armário” do Parkinson. Queria abrir esse segredo, porque é muito ruim viver assim. É uma vida dupla. É como se fosse uma pessoa dentro de casa, outra para aqueles que conhecem e sabem sobre a doença e outra na rua por precisar esconder isso do público. Não aguentava mais isso. Queria ser eu 24 horas por dia. Essa é a grande questão. Mas demorei um bom tempo para cair a ficha de que eu não precisava ter nenhum tipo de constrangimento porque era algo normal. Primeiro porque não escolhi ter essa doença e segundo que é da vida. Infelizmente ou felizmente coisas ruins acontecem. E foi de uma maneira tão orgânica, havia chegado a hora de me libertar. Já no final do podcast “Isso é Fantástico”, no qual sou a apresentadora, minha produtora disse algo emocionante sobre as pessoas se abrirem e ajudar outras pessoas revelando seus diagnósticos. Foi como se uma chave girasse na minha cabeça. Eu simplesmente soube que aquela era a hora de falar que fui diagnosticada com Parkinson há quatro anos. Eu mais vomitei aquelas informações do que falei. Mas foi ótimo. Me senti aliviada. Sou muito chorona, meio manteiga derretida, me emocionei, essa sou eu. Era um momento de catarse de botar isso para fora. A repercussão, apesar de um pouco assustadora, foi boa, recebi muito amor.

Meus sintomas começaram muito leves. Um enrijecimento nos dedos do pé e, quando andava, as pessoas me diziam que eu estava mancando, mas depois entendi que na verdade a minha perna esquerda fazia movimentos mais lentos do que a direita e dava a percepção de que eu estava mancando. Algo interessante na minha doença é isso: os sintomas são apenas no lado esquerdo. Comecei a tratar com fisioterapia e osteopatia, acreditei que poderia ser um encurtamento da perna, ou algo assim, nada muito grave. Em outubro de 2021, surgiu a oportunidade de fazer o PopStar na Globo, programa em que eu cantava ao vivo. Foi um momento maravilhoso, divertido e desafiador na minha vida. Antes do sexto programa, estava em casa assistindo televisão com meu marido, quando meu braço se levantou rígido involuntariamente. Mostrei ao meu marido e ele depois me confidenciou imaginar que seria algo até pior, mais grave.

Após o sexto programa, ele me levou até um hospital onde tinha emergência neurológica para fazer um exame clínico com um neurologista. O médico pediu para eu fazer uma ressonância magnética da cabeça e das divisões da coluna vertebral — cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea — só para descartar qualquer outro tipo de doença. Quando saí da ressonância a médica disse: “você está com a doença de Parkinson”. Ali o mundo caiu na minha cabeça. A primeira reação foi a negação. Eu falei: “Você está doida, doutora. Eu tenho 45 anos”. E então ela me disse que um dos primeiros erros das pessoas é achar que a doença só atinge os mais velhos. Ela não escolhe idade e acomete os jovens. Foi muito difícil receber esse diagnóstico. Demorei para absorver o que aquilo significava. Chorava muito no começo, fiquei extremamente abalada. Claro, tive o apoio da minha família e foi essencial para o meu fortalecimento. No início pouquíssimas pessoas ficaram sabendo, apenas as muito próximas e de extrema confiança. Porque você fica muito confusa. Eu pensei que morreria, não veria meus filhos se casando. Ficaria inválida.

Logo que soube do diagnóstico contei para a direção do Fantástico e da Globo. Tudo foi comunicado na base da transparência. Tive acolhimento total. Nunca ninguém passou a mão na minha cabeça por eu ter essa doença ou falou para eu não fazer algo difícil por ter Parkinson. Posso dizer com todas as letras que a Globo realmente acolhe diversidades, pois, agora, depois de 28 anos de empresa, faço parte do time das diversidades. Sou portadora de doença crônica e não tenho o menor motivo para ter vergonha de ser quem eu sou, pelo contrário, tenho muito orgulho da minha trajetória e de como conduzi a minha carreira. Nunca passei a perna em ninguém para chegar em algum lugar. Sou muito querida dentro do lugar onde eu trabalho e tenho orgulho de verdade de tudo que eu construí.

A desinformação é a pior coisa que acontece em um momento como esse. Eu nunca tinha feito nenhuma matéria sobre Parkinson. Sabia apenas o básico, o que a maioria das pessoas sabe, ou seja, uma doença que acomete os idosos e que as pessoas começam a tremer. Foi tudo uma grande descoberta. Eu comecei a pesquisar e a estudar e vi que os sintomas começam muito antes dos motores. Entre os sinais primários estão a perda do olfato, e de fato, eu eventualmente sinto cheiros mais fortes. Olhando para trás, eu não lembro a última vez que eu senti um cheiro forte de algo. Eu estou cozinhando uma berinjela, por exemplo, se eu não coloco o timer, ela queima.

Globo
15:51:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a