
Nas Eleições 2026, 49,8% das candidaturas são de pessoas negras, segundo levantamento do Inesc e da CommonData com dados do TSE. Entre 20.448 candidaturas válidas, 10.191 se declararam pretas ou pardas. Em 2022, esse grupo representava 35,5% dos candidatos.
Apesar do avanço, o estudo aponta desigualdade no acesso a recursos de campanha. Mudanças nas regras eleitorais reduziram a proporcionalidade do financiamento destinado às candidaturas negras.
Na divisão por gênero, homens brancos ainda são o maior grupo, com 32,7% das candidaturas. Mulheres negras representam 18,2% do total, crescimento discreto em relação a 2022. O levantamento também registrou 191 candidaturas indígenas e 212 quilombolas. AB

























