SUS passa a oferecer novo teste para rastreamento do câncer colorretal

Início » Blog » SUS passa a oferecer novo teste para rastreamento do câncer colorretal
SUS inclui teste FIT para rastreamento de câncer colorretal
Medida visa detectar precocemente a doença em indivíduos assintomáticos, ampliando o acesso à prevenção

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer, nesta segunda-feira (10), o teste imunoquímico fecal (FIT) para rastreamento do câncer colorretal. O exame será destinado a homens e mulheres sem sintomas, com idade entre 50 e 75 anos, e deverá ser realizado a cada dois anos.

O FIT identifica pequenas quantidades de sangue oculto nas fezes, que podem indicar pólipos, lesões pré-cancerígenas ou câncer no intestino. O exame é simples, pouco invasivo, não exige preparo intestinal ou dieta específica e pode ser realizado com apenas uma amostra.

Caso seja detectada a presença de sangue, o paciente deverá ser encaminhado para exames complementares, como a colonoscopia.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil poderá registrar cerca de 53,8 mil novos casos de câncer colorretal por ano entre 2026 e 2028. A inclusão do FIT no SUS busca ampliar a prevenção e possibilitar o diagnóstico precoce da doença. IE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTO PAJÉ IA normal
HOTEL ARLEI banner ia
Restaurante Arlei
PADARIA SALUSTIANO anúncio de entrada
16. Farmais
26-06 -Planos E
7. Vale
Otica Canto do olho ia
8. Agropecuaria-Confiante
9. JV-MOTORS-vermelho
11. interação
12. todo-dia
19. Edcar
art
40956668-3505-4ab0-9eb2-00381f8e1a13
a5d5d742-7f04-4a02-aeab-e928aaeb1ba5
Sonic tela ia
BETOMIX-ia
Cooperótica
Hidrocalhas
pizzaria tremendão
quitanda
77ac6ac0-9338-40d8-a882-a781b93d4485
SM-ARTEFATOS-DE-CIMENTO-entrada
triunfal.png
Blog do Toninho redes sociais ia