Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia na manhã desta segunda-feira (10), provocando mortes e grande destruição em diferentes regiões do país. Segundo o Serviço Geológico Colombiano (SGC), o epicentro foi localizado em San José del Palmar, no departamento de Chocó, no oeste colombiano, a uma profundidade de aproximadamente 103 quilômetros.
O balanço de vítimas continuou aumentando ao longo do dia e informações divulgadas no início da noite apontavam pelo menos 111 mortos, enquanto atualizações posteriores da imprensa colombiana já indicavam mais de 130 vítimas fatais. Há também dezenas de feridos e pessoas que ainda estariam presas sob escombros de construções atingidas pelo tremor.
Pereira, no departamento de Risaralda, aparece entre as cidades mais castigadas, com registros de desabamentos e elevado número de vítimas. Também foram constatados danos em Manizales e outras localidades do oeste colombiano, enquanto problemas nas comunicações dificultaram inicialmente a avaliação da situação em áreas próximas ao epicentro.
O terremoto foi sentido com intensidade em várias regiões do país, inclusive na capital Bogotá, onde moradores deixaram prédios e foram para as ruas. Equipes de bombeiros, socorristas e voluntários trabalham nas buscas por sobreviventes e no atendimento às pessoas atingidas.
A gravidade da situação levou o governo colombiano a declarar emergência nacional e mobilizar recursos para as operações de resgate e assistência às vítimas. Alguns aeroportos da região atingida chegaram a suspender temporariamente as operações para inspeções de segurança.
Mais de 20 réplicas já haviam sido registradas após o terremoto, e as autoridades alertam para a possibilidade de novos tremores. O Serviço Geológico Colombiano informou que este foi o evento sísmico de maior magnitude registrado no país neste século.
As autoridades ainda trabalham para dimensionar os prejuízos, principalmente nas áreas onde as comunicações permanecem prejudicadas. Por isso, o número de mortos, feridos e imóveis destruídos ainda poderá aumentar nas próximas horas. AMN

























