O número de cirurgias plásticas mamárias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 54,3% entre 2016 e 2025, passando de cerca de 9 mil para 14.213 procedimentos.
Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Rio de Janeiro (SBCP-RJ), o SUS autorizou 90.648 cirurgias mamárias no período. A maioria, 82,3%, corresponde a procedimentos femininos não estéticos, indicados para casos como deformidades, assimetrias, hipertrofia mamária e sequelas de doenças ou tratamentos.
São Paulo liderou o número de procedimentos, com 30.265 cirurgias, seguido por Minas Gerais, com 9.836, e Rio de Janeiro, com 9.115.
O levantamento também contabilizou cirurgias de reconstrução mamária após mastectomia. A Região Sudeste concentrou 56,1% de todos os procedimentos realizados pelo SUS durante os dez anos analisados. AB

























