Brasil repete pior posição da história em ranking global de corrupção

Início » Blog » Brasil repete pior posição da história em ranking global de corrupção

O Brasil manteve a 107ª posição do Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional do ano de 2025, divulgado nesta terça-feira, 10, e avançou apenas um ponto em relação ao ano anterior, quando registrou sua pior pontuação na história do mapeamento.

A ONG (Organização Não Governamental) reúne dados e avaliações de acadêmicos e juristas para atribuir notas de 0 a 100 a fatores como a transparência da administração pública, o funcionamento dos mecanismos de controle da corrupção e a independência do Poder Judiciário dos 180 Estados que integram o índice.

Brasil caiu no ranking durante governo Lula

Ao todo, o Brasil somou 35 pontos e se manteve três posições abaixo do 104º lugar registrado em 2023, primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2022, final do mandato de Jair Bolsonaro (PL), o país ficou na 96ª colocação.

A Transparência Internacional apontou episódios como o aumento no volume de emendas parlamentares e as fraudes no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e no Banco Master como sinais de enfraquecimento do combate à corrupção em 2025. A entidade também recomendou a adoção de um código de conduta para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), proposta apresentada por Edson Fachin, presidente da corte.

A Dinamarca liderou o índice, seguida por Finlândia e Cingapura, que concluem o “pódio” do ranking. Sudão do Sul e Somália são considerados os piores países em termos de percepção da ilegalidade pública. EC

Canto do Olho

arlei
Blog do Toninho propaganda do blog
Agropecuária Confiante
iNTELL soLAR
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias