Na quarta-feira (21), o prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, André Lima, esteve em São Paulo acompanhado do diretor de trânsito, Gilberto Vicente Pereira, e do diretor de frotas, Ricardo Leôncio, para tratar da regularização do Pátio do Detran do município.
Durante a reunião com o presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, o diretor de fiscalização de trânsito, Anderson Poddis, e a diretora de habilitação e condutores, Talita Rodrigues, foi autorizada a realização do “limpa-pátio” — leilão de veículos acumulados no local, que aguardava autorização há anos.
Atualmente, o pátio está inoperante e apresenta diversas irregularidades. Não possui convênio com o Detran há aproximadamente dois anos, não tem licença de funcionamento e está sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Para obtenção do AVCB, será necessária a elaboração da planta baixa das construções, instalação de hidrantes, sistema de combate a incêndio com caixa d’água e bomba, adequações na instalação elétrica e implantação de iluminação de emergência. Segundo levantamento técnico, o custo estimado para as adequações necessárias é de aproximadamente R$ 150 mil.
O prefeito André Lima explicou que o funcionamento do pátio depende dessas melhorias ou, alternativamente, da terceirização do serviço. “Estamos avaliando as possibilidades com responsabilidade. O pátio só poderá voltar a ser utilizado após a completa adequação às normas ou mediante terceirização, sempre com foco na segurança e na legalidade”, afirmou.
Além disso, o município vai formalizar um novo convênio com o Detran, condição indispensável para a realização do leilão e para a retomada plena dos serviços. “O leilão só poderá ser realizado após a assinatura do novo convênio. Estamos avançando para que o município volte a oferecer esse serviço de forma regularizada, moderna e eficiente”, destacou o prefeito. AIPMPE