
Na última quarta-feira (30), a banda venceslauense Vini Baz se apresentou na Praça Nicolino Rondó com um animado show de músicas pop. Os quatro músicos fizeram uma excelente performance e receberam elogios do público presente nos quiosques em frente aos Correios.
“É muito bom assistir a um show com esse tipo de música. Agrada, traz lembranças do passado e ainda proporciona um tipo de lazer que a gente precisa”, comentou Fernando Vicente, morador recente de Presidente Venceslau, que acompanhava a apresentação.
Antes do show de Vini Baz, o jornalista e músico Jamil Tannous se apresentou com o espetáculo Coisas do Brasil, acompanhado do filho Breno Melchior no cajón. Jamil ficou responsável pelo violão e pela interpretação das canções.
As duas apresentações foram viabilizadas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
A iniciativa é excelente e demonstra a importância de eventos culturais ao ar livre, que valorizam os artistas locais e oferecem ao público momentos agradáveis de lazer em espaços populares da cidade.
Para a realização dos shows, o trecho dos quiosques na Rua Newton Prado foi fechado ao trânsito, transformando-se em um calçadão onde as pessoas puderam circular com tranquilidade e aproveitar os serviços oferecidos pelos estabelecimentos da área. Além disso, a praça se mostrou mais uma vez um espaço acolhedor de descontração para a população venceslauense.
O que é o PNAB?
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399 de 2022, visa impulsionar a cultura em todo o Brasil, direcionando recursos a estados, municípios e Distrito Federal, com o objetivo de fortalecer o sistema federativo de financiamento cultural. A PNAB, que se iniciou em 2023, está prevista para um período de cinco anos e destina um total de R$ 15 bilhões em repasses, com o primeiro ciclo de R$ 3 bilhões já realizado.