O núcleo da Terra está ‘retrocedendo’, veja como isso pode impactar a vida diária

Início » Blog » O núcleo da Terra está ‘retrocedendo’, veja como isso pode impactar a vida diária
O núcleo da Terra está ‘retrocedendo’, veja como isso pode impactar a vida diária
O núcleo da Terra está ‘retrocedendo’

Os cientistas descobriram que o núcleo do nosso planeta tem girado a um ritmo mais lento há quase 15 anos – e isso pode significar dias mais longos para alguns.

Uma nova pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, agora publicada na Nature , observou que o núcleo interno da Terra estava se movendo mais lentamente que a superfície, o que é chamado de “retrocesso”, e vem fazendo isso desde 2010.

“Mas quando encontramos mais duas dúzias de observações sinalizando o mesmo padrão, o resultado foi inevitável. O núcleo interno desacelerou pela primeira vez em muitas décadas.”

Especificamente, é a primeira vez em quase 40 anos que o núcleo se move mais lentamente do que o manto da Terra – uma camada planetária imprensada entre a crosta superior e o núcleo.

Os pesquisadores mediram leituras sísmicas da atividade sísmica de 1991 a 2023, juntamente com testes nucleares feitos pelos EUA, França e União Soviética de 1971 a 1974. A partir desses dados, Vidale avaliou que a velocidade mais lenta do núcleo interno era o resultado da agitação do ferro líquido dentro dele. núcleo externo da Terra.

Esse metal líquido é responsável por gerar o campo magnético da Terra, além dos aspectos da gravidade relacionados ao manto.

Neste ponto, porém, o que será para o planeta como resultado é apenas especulação, de acordo com a USC.

No entanto, Vidale diz que a duração dos nossos dias pode ser prolongada – a uma velocidade incrivelmente realista de uma fração de segundo.

“É muito difícil perceber, na ordem de um milésimo de segundo, quase perdido no barulho da agitação dos oceanos e da atmosfera.”

Ainda assim, ele está animado com o que as pesquisas futuras reservam.

“A dança do núcleo interno pode ser ainda mais animada do que imaginamos até agora.” IstoÉ

Divina Marmita
TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias