Secretário de Saúde Indígena pede saída urgente de garimpeiros da terra Yanomamis

Início » Blog » Secretário de Saúde Indígena pede saída urgente de garimpeiros da terra Yanomamis
Os Yanomamis sofrem com a ação de garimpeiros e estão morrendo de fome (Imagem: Agência Brasil)

(Reuters) – O Exército precisa expulsar garimpeiros ilegais que causaram desnutrição e fome em uma região dentro do Território Yanomami perto da fronteira com a Venezuela, disse o secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, nesta terça-feira.

“Parece um campo de concentração”, disse Tapeba, um médico nomeado para o cargo pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à rádio CBN.

Tapeba disse que 700 membros da comunidade estão passando fome e que os cuidados de saúde são inexistentes devido à presença de garimpeiros bem armados que afugentaram médicos do posto de saúde e impediram a chegada de remédios e alimentos.

O Ministério da Saúde declarou na sexta-feira estado de emergência de saúde pública no Território Yanomami, a maior reserva indígena do país, após relatos de crianças morrendo de desnutrição e outras doenças levadas pelo garimpo ilegal de ouro.

Lula visitou no sábado a Casa de Saúde Indígena Yanomami e prometeu que o governo vai “civilizar” o tratamento aos povos indígenas, além de acabar com o garimpo ilegal.

“É um cenário de extrema calamidade, muitos yanomami estão desnutridos… uma total ineficiência do Estado brasileiro”, disse Tapeba.

Uma invasão de mais de 20.000 garimpeiros ilegais contaminou os rios com mercúrio, que envenenou os peixes que os yanomami comem, disse ele, citando crianças com cabelos caindo devido ao mercúrio usado para separar o ouro do minério.

“A gente não consegue chegar por conta da presença de verdadeiros bandidos armados que estão nesse carinho impedindo a chegada das nossas equipes de saúde”, afirmou.

“Entendemos que a principal medida que deverá resolver esse problema será a remoção destes garimpeiros do território”.

19:41:21

Uma resposta

  1. Apenas um pequeno rastro de destruição do último desgoverno.

TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias