
Após cinco dias de velório público no Salão de Westminster, em Londres, a rainha Elizabeth 2ª será enterrada hoje. O caixão da monarca saiu de Westminster às 10h44 locais (6h44 no horário de Brasília) na carruagem da marinha real, acompanhado de 142 marinheiros. A última vez que a carruagem foi utilizada foi em 1979, no funeral de Lorde Mountbatten, tio do príncipe Philip.
A procissão foi guiada pelo rei Charles 3º e pelos irmãos, os príncipes Andrew e Edward e a princesa Anne. Atrás deles, estavam os príncipes William e Harry. O corpo chegou na Abadia de Westminster às 11h. Foi lá que Elizabeth 2ª se casou com Philip em 1947 e foi coroada rainha em 1953. No local estavam presentes cerca de 2 mil convidados.
Além da família real britânica, também marcaram presença os chefes de Estado dos países com quem o Reino Unido mantém relações diplomáticas — inclusive o presidente Jair Bolsonaro (PL) —, membros de outras famílias reais europeias e servidores públicos.
Na igreja, o caixão de Elizabeth foi seguido pelo rei, seus irmãos, a rainha consorte Camilla, os príncipes William e Harry acompanhado das esposas e pelo príncipe George, 9, e a princesa Charlotte, 7. Kate Middleton e Meghan Markle entraram juntas. O evento terminou às 12h de Londres com dois minutos de silêncio em homenagem à monarca. uol
08:21:41