Tributo a Clóvis Moré

Início » Blog » Tributo a Clóvis Moré

HOMENAGEM A CLÓVIS MORÉ

Distante de Presidente Venceslau, o amigo de nossa família Dr. Odélio Vilarinho, ao saber da morte de meu irmão Clóvis, enviou texto sobre relacionamento de amigos que tinha com o jornalista.


Quem foi CLÓVIS LUQUEZI MORÉ?

No instante em que escrevo estas linhas, relembro o glorioso CLÓVIS MORÉ, em sua Fazenda São Judas Tadeu, santo do qual era devoto fervoroso. Ali, ao redor da mesa durante almoço em um sábado dia 14 de setembro de 2019, onde os pardais dedicavam suas sinfonias ao querido CLÓVIS MORÉ, ornando, assim, com os gorjeios eternos da natureza, as homenagens e as despedidas que, merecidamente, estão sendo endereçado ao ilustre homem pelas famílias LUQUEZI MORÉ.

Na manhã de uma terça feira triste, 18 de maio de 2021, nosso mundo parou, o herói se foi para sempre, se transferiu desta vida, nos cobriu de saudades, como diz a canção.

Homens nascem e morrem, mas os grandes nomes ficam e CLÓVIS MORÉ ficará gravado para sempre em nossas memórias. Com seu potencial, jamais poderia ter o destino lhe reservado somente o papel de um bem-sucedido agropecuarista, campeão em exposições de gado Nelore, raça de zebu. Foi um dos pioneiros junto à radiodifusão em nossa querida Presidente Venceslau, dirigindo por anos e anos a Rádio Presidente Venceslau AM. Criou e inspirou dezenas de locutores, que fizeram carreira neste país afora.

CLÓVIS MORÉ deixa lição de solidariedade Cristã e de luta. Para aqueles que, tiveram o privilégio de conhecê-lo, resta a saudade e a certeza de que cumprida a sua missão neste planeta chamado Terra está repousando tranquilamente ao lado de Deus e de seu São Judas Tadeu.

Não é fácil falar de homem que tem tantas qualidades para serem lembradas. Uma qualidade que sempre o definia era a dedicação ao trabalho, pessoa que sempre buscou a perfeição em tudo que fazia. CLÓVIS LUQUEZI MORÉ possuía o dom da liderança. CLOVIS foi um homem que podemos dizer com certeza que cumpriu, com méritos, sua missão!

Ter um ideal, um ideal construtivo, acreditar nele e atingi-lo, torna um ser humano especial, foi assim a vida do nosso amigo CLÓVIS. Ao longo dos muitos anos que viveu, CLÓVIS MORÉ, não parou de nos surpreender, acreditando no sonho que plantou, regou, fez multiplicar em sucesso tudo que propôs realizar. Feliz daquele que tem história para ser contada. Dizia o saudoso poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade: “O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA”. Assim viveu o nosso saudoso CLÓVIS LUQUEZI MORÉ.

Estamos reverenciando a memória de um grande homem, foi radialista, jornalista, professor, empresário, agropecuarista eminente e na vida foi DOUTOR, que, do berço humilde, da família do saudoso Nico Moré, ao túmulo da cidade onde nasceu e escolhida para viver toda sua vida, transcendendo o julgamento dos homens, trabalhou intensamente, visando o bem.

Nos anais da história da cidade ficará para sempre, em alto relevo, a figura de CLÓVIS LUQUEZI MORÉ, uma das glórias de nossa terra.

Evoquei o CLÓVIS pecuarista, criador de gado Nelore, recordei o CLÓVIS “corintiano”, que gostava do Timão, em momentos de carinho com seus netos, lembrei o CLÓVIS que escrevia com maestria sobre todos os amigos que passavam desta vida para outra. Acho que todas essas evocações da vida do amigo CLÓVIS MORÉ, tudo revela a irresistível vocação de servir que marcou o seu caráter.

No instante em que lamentamos Sua passagem desta para outra dimensão, 73 anos de história, sucessos, pioneirismo, glórias e conquistas, praticamente coincidindo com seu próprio destino, é necessário que para a posteridade fique registrado que essas vitórias têm tudo a ver com a sua vida vitoriosa, com a dádiva de poder conquistar um lugar de honra na vida que levou. Essa história sintetiza a vida de um vencedor, por suas virtudes, pela persistência e a retidão de caráter que só uns poucos iluminados possuem, que soube como poucos, travar o bom combate.

O momento, MARIA LUIZA, LUCIANA, CRISTINA, LUZIA, RENATO, TONINHO, ARMANDO, toda sua família e amigos, é de emoção, de profunda emoção. Mas eu me permito encerrar estas linhas, e aqui de Goiatuba-GO, com estas inesquecíveis palavras do grande cronista cearense Milton Dias: “Toda a sabedoria do universo há de parecer vã, quando se pretende oferecer consolo pela morte de uma pessoa amada”. Mas não custa lembrar agora, quando ensina que “Se chorarmos porque o sol se põe, as lágrimas não nos deixarão ver as estrelas”.

Obrigado Avô, Pai, Esposo, Tio, Irmão, Sogro, Amigo… CLÓVIS!!!
Saudades sempre.


Odélio Vilarinho Prudêncio
Médico – Cidadão venceslauense, atualmente residindo em Goiatuba, Goiás.

16:00:23

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a