Tragédia de Brumadinho ainda afeta moradores da região

Início » Blog » Tragédia de Brumadinho ainda afeta moradores da região

Buscas por três vítimas seguem cinco anos após rompimento da barragem. Atingidos ainda sofrem com as consequências do desastre. Falta de punição aos responsáveis causa indignação.Daiana Almeida perdeu a esperança de encontrar o irmão, Tiago Tadeu da Silva. Ele é uma das três vítimas ainda não localizadas após o colapso da barragem da Vale em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019.

“São cinco anos de muito sofrimento. Imagina acordar e dormir com esperança de o telefone tocar? A Vale e a TÜV Süd são responsáveis pelo crime e não entregaram e nunca vão entregar o corpo dele”, critica Almeida à DW.

Tiago trabalhava na Vale há dez anos, tinha acabado de se formar em engenharia mecânica e receberia o diploma em março de 2019. O nome dele está estampado em painéis por Brumadinho, que lembram os cinco anos da tragédia. Para a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), o tsunami de rejeitos causou 272 mortes, já que duas mulheres estavam grávidas.

O irmão de Cléria Nogueira, prestador de serviço da Vale, se salvou. Mas o compadre dela não conseguiu escapar: ele e outros dois colegas tiravam um cochilo pós-almoço dentro de um contêiner quando a barragem rompeu. Eles morreram por asfixia três dias depois, apontou o laudo da perícia. “A Vale faz estas propagandas na televisão de que está dando dinheiro, de que está reparando. Mas ninguém apareceu para dar suporte humanitário. Nossas vidas não serão reparadas nunca”, lamenta Nogueira.

Ninguém foi preso como responsável pela tragédia, o que provoca revolta em muitos familiares das vítimas e sobreviventes. Um processo tramita na Justiça brasileira e pede a condenação de 16 pessoas ligadas à Vale e à empresa alemã TÜV Süd por homicídio qualificado, crimes contra a fauna e poluição. DEUTSCHE WELLE

 

https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997125844
Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a