Coreia del Norte testa novos mísseis de cruzeiro

Início » Blog » Coreia del Norte testa novos mísseis de cruzeiro
Imagem do teste de lançamento de um míssil balístico de médio alcance de um local não revelado na Coreia do Norte, divulgada em 14 de janeiro de 2024 pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA – KCNA vía KNS/AFP/Arquivos

A Coreia do Norte realizou disparos para testar uma nova geração de mísseis de cruzeiro estratégicos, anunciou nesta quinta-feira (25) a agência de notícias estatal daquele país.

O informe da KCNA não cita o número de mísseis testados, e foi divulgado horas depois que o Exército da Coreia do Sul declarou que o Norte havia lançado mísseis de cruzeiro em direção ao oeste da península coreana.

Segundo Pyongyang, trata-se de uma nova geração de mísseis de cruzeiro estratégicos do tipo Pulhwasal-3-31, e os testes da véspera foram “um processo de atualização constante do sistema de armas e uma atividade regular e obrigatória”, acrescentou a KCNA.

“Os disparos de teste não tiveram impacto na segurança dos países vizinhos e não têm relação com a situação regional”, afirmou a agência. Diferentemente dos mísseis balísticos, os testes de mísseis de cruzeiro não são proibidos pelas sanções da ONU contra a Coreia do Norte.

O novo lançamento ocorre no momento em que a Coreia do Sul realiza um exercício de infiltração de forças especiais, de 10 dias de duração, em sua costa leste, “devido às situações graves de segurança” com o Norte, explicou a Marinha sul-coreana. AFP

 

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a