Tráfego no Mar Vermelho caiu 22% devido aos ataques huthis, diz UE

Início » Blog » Tráfego no Mar Vermelho caiu 22% devido aos ataques huthis, diz UE

O tráfego marítimo no Mar Vermelho caiu 22% em um mês devido aos ataques dos rebeldes huthis do Iêmen, o que pode repercutir nos preços, declarou, nesta terça-feira (23), o comissário europeu de Comércio, Valdis Dombrovskis.

“O tráfego marítimo caiu 22% em um mês”, disse Dombrovskis em coletiva de imprensa após uma reunião informal de ministros europeus responsáveis pelo comércio internacional.

Esta queda será provavelmente ainda maior mais adiante, devido à decisão de muitos operadores de evitar a rota, acrescentou.

O Mar Vermelho, pelo qual o Canal de Suez é acessado, é crucial para o comércio internacional. “Entre 12% e 15% do tráfego mundial passam por essa rota marítima, assim como entre 30% e 35% dos cargueiros”, destacou o comissário europeu.

Cerca de 20 mil embarcações passam anualmente pelo Canal de Suez, porta de entrada e saída do Mediterrâneo para os navios que circulam entre a Ásia e a Europa.

De acordo com Dombrovskis, os ataques dos rebeldes huthis ainda não refletiram no preço das mercadorias, embora o preço do transporte tenha aumentado. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a