Toninho Moré escreve….

Início » Blog » Toninho Moré escreve….
Como está o campo da mariana na atualidade.

ANTIGO CAMPO DA MARIANA
Fiz esta foto em minha caminhada de ontem à tarde. Este é o local de como está hoje a área que abrigava o antigo Campo da Sociedade Esportiva Mariana. Aí tinha um belo campo de futebol, que ficava antes de uma grande de serraria que trabalhava com energia a base de caldeira.

CERCADO POR MADEIRA
O Campo da Mariana sempre teve um bom gramado (aceitável pela época). O seu entorno era de cerca de madeira, uma parede grande mesmo. A entrada tinha uma aparência de castelo (bem humilde), e lembro que dava para subir pelas laterais da cerca e ficar em cima da bilheteria. Tinha alguns degraus de tijolo que subiam um tipo de barranco improvisado que servia de arquibancada. Em volta do campo, a cerquinha era também de madeira em torno de um metro e 20 de altura.

MUITOS NÃO LEMBRAM
Muitos jovens que gostam de futebol não chegaram a conhecer esse campo. Ele foi sendo modificado no final do século, até ser esquecido. Não tenho certeza, e me parece que a área era da Cúria Diocesana, que depois o cedeu (ou vendeu) para a prefeitura. Agora uma creche invadiu sua lateral, e outros prédios já tomam conta de onde era no passado o campinho de futebol da molecada (joguei muita bola ali). Hoje, apenas pessoas com 35 anos ou mais, talvez consigam se recordar do que escrevo.

JOGADORES QUE ESTIVERAM ALI
Sempre morei por aqui, perto da Mariana, e durante a história dos meus quase 55 anos vendo futebol (hoje tenho 63 anos), lembro de jogadores como: Pastel, Jaime, Geraldo Arfelli, Nêgo, Dorli (goleiro), Baianinho, Pedrão (goleiro), meus irmãos, Periquito. Já com idade de mais de 20 anos, joguei na Mariana com o Valmir, Cassetete, Pelé Pelegrino, Mosquito, Ananias, enfim, muita gente.

FOI A BASE DE MUITAS INFÂNCIAS
Incentivados para o esporte por muitos homens de bem como Sêo Altino, Benvilson, Sêo Paraná, Sêo Rosalvo e outros, muitos garotos viveram uma infância intensa neste campo, que era cuidado por um senhor chamado Mariano. Era bom em dias de sol, de chuva, gostoso de todos os jeitos. Continua indo lá, agora para desviar dos formigueiros durante a minha caminhada.

FRUSTRAÇÃO
Diante de uma infância tão rica em detalhes como este do Campo da Mariana, confesso que sou um tanto frustrado de não ter imagens deste local. Nunca vi uma foto do campo, principalmente de sua entrada, que não consigo formalizar na imaginação da lembrança a sua edificação correta.

16:55:28

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a