Thiago Machado: o empresário triatleta venceslauense que busca classificação para o Ironman do Havaí

Início » Blog » Thiago Machado: o empresário triatleta venceslauense que busca classificação para o Ironman do Havaí

Presidente Venceslau tem um triatleta que vem se destacando em competições importantes pelo país e agora está prestes a percorrer o mundo em provas internacionais de Triatlhon, esporte que une três modalidades; natação, ciclismo e corrida. Ele é Thiago Machado, funcionário na Desfran em Presidente Venceslau e proprietário da Barbearia Machado. Sua história em direção ao triathlon começou pela paixão no ciclismo e a vontade de ir além faz com que o empresário/atleta busque agora um novo objetivo: o mundial de Triathlon em Kona no Havaí.

Thiago chegando após ter nadado 3,8km

Entenda o que o Triathlon
O triathlon é um desporto que surgiu em 1974 na cidade de San Diego, Estados Unidos, onde os atletas realizam três modalidades diferentes, sempre numa mesma sequência: natação, ciclismo e corrida. Esta modalidade extremamente exigente foi proposta pela primeira vez pelo comandante da Marinha dos Estados Unidos John Collins e sua esposa para por fim a uma discussão surgida, durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente: “The Waikiki Rothwater Swim” que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a “The Around-Oahu Bike Race” que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de bicicleta e a Maratona de Honolulu[1]. Collins então disse: “Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro”.[1]

No ciclismo, o atleta tem que pedalar 180 km

A história de Thiago Machado no Triathlon
Thiago voltou aos treinos e está ainda comemorando sua última conquista. Ele abaixou em duas horas a sua marca no Ironman de Florianópolis. Completou a prova em 9h57min, muito abaixo da marca que obteve quando disputou a prova pela primeira vez em 2017. E não vai pensando que é fácil, para completa-la Thiago nadou 3.8 km, percorreu 180.2 km de bicicleta e correu por 42.2 km. Cansou?

O atleta diz para conseguir o sucesso é necessário muito treinamento e preparação. “Foram meses treinando para essa prova e mesmo assim quando comecei a natação tive uma câimbra que fez eu perder aproximadamente 6 minutos. Mesmo estando muito preparado fisicamente, o mental manda muito nessas provas longas e o nervosismo acaba quebrando muita gente”, disse.

O dia a dia de Thiago é extremamente cansativo e cronometrado. São duas etapas de treinamento por dia, conciliando ainda o seu trabalho na loja de materiais de construção durante todo o dia e a barbearia à noite.

“Tenho um treinamento que é assessorado pelo professor Paulo Leite, proprietário da academia Winner, acessória Irontri de Presidente Prudente. Sigo toda a preparação realizada por ele, assim evito lesões, me alimento corretamente e obtenho melhores resultados”, explicou.

Thiago percorrendo a maratona de 42 quilômetros. É uma competição duríssima, onde somente a perseverança, o treinamento e a vontade conseguem vencer junto a um atleta bem preparado

Todo esse esforço tem nome: Ironman de Kona, no Havaí. Para buscar uma vaga no mundial, Thiago treina forte para disputar uma prova nos Estados Unidos, que pode dar essa tão sonhada classificação. “Pretendo ir para os Estados Unidos no final do ano. Preciso fazer abaixo do tempo da prova de Florianópolis, mas acredito que posso realizar esse sonho que é disputar uma prova a nível mundial”, concluiu.

Antes de focar na prova dos Estados Unidos, o venceslauense vai participar no dia 04 de agosto do IRONMAN 70.3 em Maceió, no Estado de Alagoas. Thiago vai precisar nadar 1.9km, percorrer 90km de ciclismo e 21km de corrida.

Atualmente ele conta com três colaboradores que auxiliam na sua preparação: Renan Ruiz – Preparador Físico, Power Skate Store, loja de acessórios para bike, e Professor Guto Casttelani Academia Podium.

10:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a