Teste é seguro para ter Natal em família?

Início » Blog » Teste é seguro para ter Natal em família?

A proximidade das festas de fim de ano elevou a procura por testes de Covid-19, mas especialistas afirmam que o resultado negativo não é suficiente para garantir segurança para se reunir com familiares e amigos. No caso de assintomáticos, a eficácia do exame é ainda menor, o que pode acarretar uma percepção equivocada de proteção em meio a uma iminente segunda onda da doença no Brasil.

As buscas pelo teste no Laboratório Richet aumentaram em cerca de 30% nas duas últimas semanas, segundo o patologista e diretor médico, Hélio Magarinos. No site da empresa, foram mais de 3.300 pesquisas em apenas sete dias. Apesar de ser válido, a preocupação maior é como as pessoas vão interpretar o diagnóstico.

“O principal problema é fazer o exame e não saber interpretar direito o resultado. Ou seja, a pessoa fazer o exame, dar negativo e achar que não precisa mais se proteger porque não vai contaminar ninguém. Pode fazer o teste, sim, é uma informação a mais, mas tem que saber que aquele resultado não é definitivo. A pessoa tem que continuar tomando os cuidados de proteção individual e coletiva. Não quer dizer que o teste negativo pode tranquilizá-la para ir sem máscara, abraçar e beijar todo mundo. Aí, sim, é perigoso”, afirmou Magarinos.

Outra questão que pode influenciar é o período em que o teste é feito. Para os sintomáticos, a recomendação é fazer o teste entre o 3º e o 7º dia desde que os sintomas se manifestaram. Já os assintomáticos correm risco maior de receberem um diagnóstico falso negativo devido à sensibilidade mais baixa do exame nessa situação.

Época
10:40:23

Agropecuária-COnfiança-1