STF tem dois votos para dar mandato de Deltan Dallagnol a suplente

Início » Blog » STF tem dois votos para dar mandato de Deltan Dallagnol a suplente

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a posição que já havia apresentado em decisão individual e votou no início da madrugada desta sexta-feira, 9, para destinar o mandato do deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) ao seu suplente, o economista Luiz Carlos Hauly. Ele foi acompanhado por Alexandre de Moraes.

O destino da vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato está sendo decidido em uma sessão extraordinária no plenário virtual do STF. A votação termina às 23h59 desta sexta.

A posição de Toffoli e Moraes contraria o que havia decidido o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que após uma recontagem dos votos anunciou o pastor Itamar Paim (PL) como substituto.

Dallagnol foi o deputado mais votado no Paraná. Ao cassar o mandato do ex-procurador, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou expressamente que os votos deveriam ser contados a favor do Podemos.

O TRE concluiu, no entanto, que nenhum outro candidato do partido ultrapassou a chamada cláusula de desempenho – mínimo de 10% do quociente eleitoral no respectivo Estado.

Para Toffoli, a regra não se aplica para definir os suplentes. “Não se faz mister a exigência de votação nominal”, afirmou.

IstoÉ

10:45:03

Uma resposta

  1. É o sistema judiciário corrupto e politizado agindo cobtra a democracia!!!
    Não se contentaram em destruir o voto de 340.000 eleitores, agora da o mandato a um aliado do governo que não teve nem 10.000 votos exigido pelo coeficiente eleitoral!!!
    O política sem nenhuma notoriedade sem votos vai assumir a vaga de um herói que colocou corruptos na cadeia e agora está pagando o preço.
    Os corruptos não se contentam em em lhe tomar o mandato, agora querem tomar o seu patrimônio.

Agropecuária-COnfiança-1