Sonda da Nasa vê “lago de vidro” composto por lava em lua de Júpiter

Início » Blog » Sonda da Nasa vê “lago de vidro” composto por lava em lua de Júpiter
Lago de lava Loki Patera, observado em sobrevoo da sonda Juno, da Nasa
Lago de lava Loki Patera, observado em sobrevoo da sonda Juno, da Nasa — Foto: Reprodução YouTube/JPLraw

A espaçonave Juno, da Nasa, fez sobrevoos próximos em Io, uma das 95 luas de Júpiter, revelando uma montanha e um lago de lava quase liso. As novas descobertas foram anunciadas no último dia 16 de abril, pelo principal investigador da missão, Scott Bolton, em coletiva de imprensa na Assembleia Geral da União Geofísica Europeia em Viena, na Áustria.

Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, a sonda Juno realizou sobrevoos a cerca de 1.500 quilômetros da superfície de Io, obtendo as primeiras imagens aproximadas das latitudes norte da lua.

“Também obtivemos algumas imagens excelentes e outros dados sobre um lago de lava de 200 quilômetros de comprimento chamado Loki Patera. Há um detalhe incrível mostrando essas ilhas loucas embutidas no meio de um lago de magma potencialmente circundado por lava quente”, detahla Bolton, em comunicado. “O reflexo especular que nossos instrumentos registraram do lago sugere que partes da superfície de Io são lisas como vidro, reminiscentes de vidro obsidiano criado por vulcões na Terra.” Galileu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a