Semana de descontos do governo começa de maneira bem discreta

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Sem alarde, começa nesta sexta-feira (3) a terceira edição da Semana Brasil, que promete 11 dias de descontos em sites e lojas de empresas participantes da iniciativa do governo federal.

Se as promoções forem tão difíceis de achar quanto propagandas sobre as datas nos dias que antecederam o período, a edição de 2021 corre o risco de nem ser notada pelos consumidores.

Criada no primeiro ano da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e anunciada como a Black Friday da Independência, a Semana do Brasil, na verdade, nem usa mais o nome original. O governo descobriu em 2020 que alguém registrou o domínio na internet e estaria coletando dados de empresários que mostram interesse em participar do período de descontos, disse a vice-presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e coordenadora-geral do Conselho do Varejo, Roseli Garcia. “Virou só Semana Brasil, sem o ‘do’, por causa disso”, explicou.

As poucas peças de marketing veiculadas em 2021 ajudam a entender por que a semana se mantém longe de se tornar uma nova Black Friday, data no fim de novembro importada dos Estados Unidos e que se popularizou no varejo brasileiro.

“Neste ano houve um atraso no lançamento dos materiais publicitários e nós começamos a divulgar um pouco mais tarde”, admitiu a vice-presidente da ACSP, entidade parceira da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) e do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) na coordenação da campanha.

“Mas a Secom prometeu que vai aumentar bastante esses comerciais até a próxima semana.”

R7
10:40:20

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