
Há pouco mais de um mês, o ator Bob Saget, da série ‘Três é demais’, foi encontrado morto em um quarto de hotel, aos 65 anos. Só na semana passada a investigação foi encerrada e a causa da morte determinada. Saget teve um traumatismo craniano e serve de alerta para o alerta de neurologistas: uma pancada na cabeça é algo que precisa ser investigado e pode levar à morte.
Segundo uma nota da família, o ator “bateu a nuca acidentalmente em algo, não pensou sobre isso e foi dormir”.
No Brasil, as principais causas de traumatismo crânio encefálico são queda e acidente de moto. De acordo com Matheus Felipe Borges Lopes, neurocirurgião do Instituto de Ciências Neurológicas de São Paulo, muitas vezes, quando o trauma não penetra o crânio e não se vê sangue, as pessoas acham que está tudo bem.
— As lesões se desenvolvem na forma de hematomas, que são sangramentos no crânio, ou contusões. Sabe quando fica roxo no braço, isso acontece no cérebro também? A energia da pancada pode ser transmitida até o tecido cerebral fazendo machucados que podem ser graves — explica Lopes.
A maioria dos traumas são leves, mas há sinais de alerta. É preciso procurar atendimento imediato se houver alteração no nível de consciência (ficar inconsciente mesmo que pos instantes), se a pessoa ficar confusa, falar coisas desconexas, tiver sonolência, náusea, vômito, sangramento pelo nariz ou ouvido (indica fratura do crânio) e dor de cabeça que só piora.
O Globo
16:00:02