Santo Anastácio tem três casos da variante Delta do novo coronavírus, aponta Secretaria da Saúde do Estado de SP

Início » Blog » Santo Anastácio tem três casos da variante Delta do novo coronavírus, aponta Secretaria da Saúde do Estado de SP
Variante Delta desafia controle da pandemia no mundo — Foto: Getty Images via BBC

Dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo indicam que Santo Anastácio (SP) registrou três casos de moradores infectados com a variante Delta do novo coronavírus.

Outra cidade do Oeste Paulista que tem registro da variante Delta é Presidente Prudente (SP), com um caso confirmado.

Com a nova classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a análise e a confirmação de casos da variante Delta, o Estado totaliza 764 registros, incluindo 747 autóctones e 17 importados.

Os dados têm como referência a data de 25 de agosto de 2021 e referem-se aos municípios de residência dos pacientes.

A OMS passa a incluir como “variante de atenção” todas as linhagens derivadas da Delta. O número reflete o novo panorama da classificação genética da variante Delta, e não uma intensificação de sua transmissão, já que a Gamma ainda continua predominante no Estado.

A “linhagem-mãe” da Delta (código B.1.617.2), como pode ser chamada a primeira identificada, já possuía “sublinhagens” que vão da AY.1 até a AY.22, mas apenas parte delas estava classificada desta forma até então. A partir desta definição da OMS, todas as derivadas passam a ser analisadas igualmente.

“Era esperado que a OMS procedesse à inclusão das derivadas da Delta, uma vez que as sequências virais eram todas classificadas desta forma, o que é útil para mapear o surgimento da linhagem em um território”, explica Adriano Abbud, diretor de Respostas Rápidas do Instituto Adolfo Lutz.

O termo “variante de preocupação” (VOC ou “variant of concern”, na sigla em inglês) foi adotado para quatro variantes específicas pelas autoridades sanitárias internacionais devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção.

Entre elas, está também a variante Gamma (P.1), que ainda predomina em São Paulo: são 1.410 casos, o dobro em comparação à Delta. As outras duas são a Alpha (B.1.1.7), com 38 casos em São Paulo, e a Beta (B.1.351), com apenas três.

G1/Prudente
09:15:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a