O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta fará uma campanha a favor do uso “racional” de oxigênio em hospitais. Queiroga deu a declaração ao participar de uma audiência do Senado. Aos parlamentares, ele disse que muitas pessoas recebem oxigênio nos hospitais mesmo sem precisar.
“Todos sabemos que muitas pessoas chegam aos hospitais e aí, às vezes, a primeira providência é colocar o oxigênio nasal em quem não precisa do oxigênio. Então, vamos tentar economizar. Vamos fazer grande campanha, junto aos profissionais de saúde, para o uso racional do oxigênio”, disse.
Nesta segunda, a Defensoria Pública da União pediu ao Supremo Tribunal Federal que determine ao governo federal e aos estados e municípios uma atuação articulada para apresentar, em 10 dias, um plano de abastecimento de oxigênio medicinal para as redes de saúde locais durante a pandemia. A DPU defendeu que as demandas pelo insumo devem ser organizadas segundo os critérios de urgência, logística, necessidade, estoque, local de envase, transporte e os previstos em leis.
G1
09:50:14