Região fecha o ano com redução de mortes no trânsito

Início » Blog » Região fecha o ano com redução de mortes no trânsito

Um levantamento feito com base nos dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) aponta que as mortes no trânsito caíram 30,46% na região de Presidente Prudente. O comparativo entre os meses de 2019 e 2020 deixam claro a diferença. Enquanto que no primeiro ano foram contabilizadas 128 mortes, no período seguinte a quantidade reduziu para 89.

Conforme o especialista em trânsito, Manoel Silva Félix da Costa, que é um dos coordenadores do Setor de Educação no Trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), a redução pode ter tido uma interferência do período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19. Mas, segundo ele, a tendência de queda já era observada nos últimos anos. Em 2015 (157 óbitos); 2016 (153 óbitos); 2017 (151 óbitos); 2018 (138 óbitos); 2019 (128 óbitos); 2020 (89 óbitos).

“A mídia tem trabalhado com certo afinco na divulgação de ações de educação no trânsito”, afirma o especialista. Trabalho esse que ocorre devido à parceria de diversos órgãos federais, estaduais e municipais de segurança no trânsito, o que resulta na mudança de comportamento dos condutores. “O próprio Contran [Conselho Nacional de Trânsito] divulga, anualmente, um calendário com temas a serem trabalhados. Em fevereiro será a questão do uso de álcool na condução, ou seja, trabalhar a ideia de que as pessoas não podem dirigir embriagadas”, explica.

Ainda, Manoel Félix cita como importantes as campanhas que ocorrem em certos meses do ano, como o Movimento Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito, em setembro. Paralelo a isso, lembra das palestras e vídeos educativos, que contam com parceria das polícias, bombeiros e concessionárias de rodovias. “Esse trabalho que vem sendo feito não pode parar”, salienta especialista.

O Imparcial
09:20:02

TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias