A produção industrial cresceu 0,7% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, disse o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1°).
O resultado ficou acima da expectativa do mercado, em torno de 0,3%.
Com o desempenho de fevereiro, o setor recuperou parte da queda de 2,2% registrada em janeiro, mas ainda fica 2,6% abaixo do patamar de antes do início da pandemia, diz o IBGE. O setor também está 18,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.
“O setor extrativo teve uma queda importante em janeiro (-5,1%), por conta do maior volume de chuvas em Minas Gerais, naquele mês, o que prejudicou a extração do minério de ferro. Com a normalização das chuvas, houve uma regularização da produção”, diz o gerente da pesquisa, André Macedo, em nota.
Macedo ressalta ainda que janeiro é caracterizado por redução de jornadas de trabalho e pelo movimento maior de férias coletivas. Em fevereiro, há o retorno normal ao trabalho, que impulsiona a produção do mês. Isso ajuda a entender o resultado positivo de fevereiro na margem da série”, diz.
No ano, a indústria acumula queda de 5,8% e, em 12 meses, alta de 2,8%. Frente a fevereiro de 2021, o recuo foi de 4,3%.
CNN
10:50:02