Preso um dos maiores traficantes do mundo

Início » Blog » Preso um dos maiores traficantes do mundo

Da IstoÉ
OTONIEL ERA PROCURADO PELA POLÍCIA AMERICANA
Dairo Antonio Úsuga, aliás “Otoniel”, cuja captura foi anunciada neste sábado (23) na Colômbia, foi um camponês que passou de guerrilheiro da esquerda a paramilitar de extrema direita antes de se consolidar como o chefe do narcotráfico mais procurado pelo país e pelos Estados Unidos. O presidente colombiano, Iván Duque, comparou sua detenção à queda de Pablo Escobar, o grande barão da cocaína, morto pela polícia colombiana em 1993.

“É o golpe mais duro desferido contra o narcotráfico neste século no nosso país”, disse Duque em uma declaração pública. Imagens divulgadas pelo governo mostraram este robusto homem de 50 anos, algemado e cercado por militares com armamento pesado.

“Estávamos atrás dele há sete anos”, detalhou o general Fernando Navarro, comandante das Forças Militares. ‘Otoniel’ lidera o Clã do Golfo, a principal quadrilha criminosa da Colômbia. Não era procurado apenas pelas autoridades locais: os Estados Unidos ofereciam até cinco milhões de dólares por informações sobre seu paradeiro ou que permitissem sua captura.

A justiça americana o acusa de liderar uma organização “fortemente armada, extremamente violenta”, que “usa a violência e a intimidação” para controlar as rotas do tráfico de drogas e laboratórios de processamento de cocaína.

Para capturá-lo, a polícia colombiana antecipou “um trabalho por satélite contra ele com agências dos Estados Unidos e do Reino Unido”, explicou o diretor da instituição, general Jorge Vargas. Cerca de 500 militares, apoiados por 22 helicópteros, participaram da operação.

00:47:22

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a