Peso da mãe antes e durante a gravidez não é a principal causa de alto IMC dos filhos, indica estudo

Início » Blog » Peso da mãe antes e durante a gravidez não é a principal causa de alto IMC dos filhos, indica estudo

O alto Índice de Massa Corporal (IMC) da mãe antes e durante a gravidez não é um fator-chave do alto IMC de seus filhos, o que pode indicar que a obesidade infantil seja resultado de outros fatores de estilo de vida. Foi o que concluiu um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, e do Imperial College London.

Publicado no jornal acadêmico BMC Medicine, no dia 1º de fevereiro, o trabalho usou dados de duas pesquisas anteriores feitas a longo prazo: Children of the 90s (“Crianças dos anos 90”, em tradução livre), da Universidade de Bristol; e Born in Bradford (“Nascidos em Bradford”, cidade inglesa, em tradução livre), realizada em um hospital universitário de Bradford.

Os pesquisadores admitem que o maior IMC materno antes ou durante a gravidez está associado ao maior IMC em crianças. No entanto, ele não é a principal causa do aumento de peso dos pequenos no futuro, pois não está claro em que medida o peso da mãe causa obesidade na infância — ou mesmo se isso é causado por fatores ambientais e de estilo de vida pós-concepção e nascimento.

“Nossos resultados sugerem que o IMC materno pré-gravidez mais alto não é um fator-chave de maior adiposidade na próxima geração. Assim, eles apoiam intervenções que visam toda a população para reduzir o sobrepeso e a obesidade, em vez de um foco específico em mulheres em idade reprodutiva”, pontuou a publicação.

A equipe de cientistas analisou o peso ao nascer de crianças de 1 a 4 anos que participaram dos estudos Children of the 90s e Born in Bradford. Além disso, avaliou o IMC dos jovens de 10 e 15 anos — neste caso, apenas entre os participantes do primeiro estudo. Com base nos dados, os especialistas descobriram que havia um efeito causal moderado entre o IMC materno e o peso das crianças ao nascer, porém, na maioria das faixas etárias mais velhas não encontraram um efeito causal forte.

Crescer
16:00:02

Agropecuária-COnfiança-1