Para Trump, inadimplentes da Otan devem ficar sem proteção

Início » Blog » Para Trump, inadimplentes da Otan devem ficar sem proteção

Trump, que frequentemente censura os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por não financiarem adequadamente essa aliança, também afirmou que se recusaria a defender qualquer um desses países contra a Rússia, se o país estiver em inadimplência. O ex-presidente referiu-se a uma conversa com um líder, que não identificou, durante uma reunião da Otan.

“O presidente de um grande país levantou-se e perguntou: ‘Bem, senhor, se não pagarmos e a Rússia nos atacar, você nos protegeria?’ E eu respondi: ‘Se você não pagou, você cometeu um crime’”. “Eu não o protegeria. Pelo contrário, encorajaria (a Rússia) a fazer o que quiser. Você tem que pagar, tem que pagar as suas contas”, enfatizou Trump.

A Casa Branca rejeitou essas declarações. “Encorajar invasões dos nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e perturbador”, disse o porta-voz Andrew Bates em um comunicado.

“Em vez de apelar à guerra e promover o caos, o presidente Biden continuará apoiando a liderança americana”, acrescentou o porta-voz.

O Senado dos Estados Unidos debaterá na próxima semana o pacote de ajuda que inclui 95 bilhões de dólares (472,2 bilhões de reais) para a Ucrânia – em guerra depois de ter sido invadida pela Rússia –, para a luta de Israel contra os milicianos do grupo islamista palestino Hamas e para Taiwan, seu aliado estratégico.

A maior parte seria para ajudar a Ucrânia a reabastecer os esgotados fornecimentos de munições, armas e outras necessidades cruciais, à medida que se prepara para entrar no seu terceiro ano de guerra.

Em mais de uma ocasião, Trump manifestou dúvidas e inclusive se opôs à continuação da assistência dos Estados Unidos à Ucrânia e ameaçou deixar a Otan se voltasse à Casa Branca. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a