
Aniversariante
Parabenizamos com carinho a jovem Gabriely Caçula Neto que hoje está completando 12 anos. Recebe as felicitações de seus familiares, amigos e de toda a equipe do Blog do Toninho e da Agência Moré Comunicação. Parabéns!
Um Pouco mais de Informação Pode nos Ajudar contra as Doenças do Mundo Moderno

No mundo moderno temos um problema: vivemos cercados de açúcar por todos os lados. Nossa alimentação, com carboidratos refinados, comida processada e óleos vegetais ruins tem causado um verdadeiro estrago na nossa saúde. Mas há uma arma que pode ser utilizada contra o problema, e é mais simples do que você imagina… Estou falando da informação!
Digo isso porque você nem sempre sabe o que está comendo. Os rótulos dos produtos nem sempre são claros como deveriam ser, ou não trazem tudo o que deveriam trazer.
É por isso que sempre o oriento a comer comida natural e evitar as processadas, enlatadas ou engarrafadas. Elas passaram por processos químicos para se manterem “na validade” por mais tempo. Parece bom, mas quem fica com o prejuízo, na verdade, é a sua saúde!
Sim, eu sei que às vezes você compra alguns alimentos empacotados no supermercado… É nessa hora que a informação é tão importante! E se ela estivesse melhor disponível para ajudar na sua escolha?
Mais informação nas embalagens garante mais saúde
Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, analisaram a influência dos rótulos informativos dos alimentos na escolha dos consumidores.
Eles puderam escolher entre embalagens com diferentes tipos de informação sobre níveis de açúcar, sal e gordura. Alguns inclusive vinham com alertas na parte da frente dos pacotes, para facilitar a visualização.
A conclusão foi de que quando eram mais bem informados sobre os altos níveis dessas substâncias nos alimentos, os consumidores escolhiam alimentos mais saudáveis. Ou seja, não trata-se de proibição, mas um simples aviso do que o produto continha!
E isso deveria constar principalmente em alimentos que acreditamos ser extremamente saudáveis, mas não são. Afinal, as pessoas precisam saber! Segundo Rachel Acton, uma das autoras do estudo: “Muitas pessoas não percebem que o suco de fruta integral pode ter tanto açúcar quanto o normal…” Pois é exatamente o que acontece!
Segundo os pesquisadores, além de melhorias nos rótulos, com toda informação exata, o aumento de impostos sobre alimentos que não fazem bem à saúde seria também uma saída para desestimular o seu consumo.
Bom, de minha parte, continuo com o conselho de sempre: preste atenção ao que você come. Prefira comida o mais natural possível, enfocando orgânicos e produtos de animais criados a pasto. E se por acaso for comprar algo processado / embalado, fique sempre atento aos rótulos para saber o que está realmente consumindo. E supersaúde!
–14:00:03
Amor sem ilusão
Conta-se que um jovem caminhava pelas montanhas nevadas da velha Índia, absorvido em profundos questionamentos sobre o amor, sem poder solucionar suas ansiedades.
Percebeu que pelo mesmo caminho, vinha em sua direção um velho sábio.
E porque não conseguia encontrar uma resposta que lhe aquietasse a alma, resolveu pedir ao sábio que o ajudasse.
Aproximou-se e falou com verdadeiro interesse:
Senhor, desejo encontrar minha amada e construir com ela uma família, com base no verdadeiro amor.
Todavia, sempre que me vem à mente uma jovem bela e graciosa e eu a olho com atenção, em meus pensamentos ela vai se transformando rapidamente.
Seus cabelos tornam-se alvos como a neve, sua pele rósea e firme fica pálida e se enche de profundos vincos.
Seu olhar vivaz perde o brilho e parece perder-se no infinito. Sua forma física se modifica acentuadamente e eu me apavoro.
Desejo saber, meu sábio, como é que o amor poderá ser eterno, como falam os poetas?
Naquele mesmo instante, aproxima-se de ambos uma jovem envolta em luto, trazendo no rosto expressões de profunda dor.
Dirige-se ao sábio e lhe fala com voz embargada:
Acabo de enterrar o corpo de meu pai, que morreu antes de completar cinquenta anos.
Sofro porque nunca poderei ver sua cabeça branca aureolada de conhecimentos, seu rosto marcado pelas rugas da experiência, nem seu olhar amadurecido pelas lições da vida.
Sofro porque não poderei mais ouvir suas histórias sábias, nem contemplar seu sorriso de ternura.
Não sentirei suas mãos enrugadas tomando as minhas com profundo afeto.
Naquele momento, o sábio dirigiu-se ao jovem e falou com serenidade:
Você percebe agora as nuanças do amor sem ilusões, meu jovem?
O amor verdadeiro é eterno porque não se apega ao corpo físico, mas se afeiçoa ao ser imortal que o habita temporariamente.
É nesse sentimento sem ilusões nem fantasias que reside o verdadeiro e eterno amor.
* * *
A lição do velho sábio é de grande valia para todos nós que buscamos as belezas da forma física, sem observar as grandezas da alma imortal.
O sentimento que valoriza somente as aparências exteriores não é amor, é paixão ilusória.
O amor verdadeiro observa, além da roupagem física que se desgasta e morre, a alma que se aperfeiçoa para prosseguir vivendo e amando pela eternidade afora.
Pensemos nisso!
As flores, por mais belas que sejam, um dia murcham e morrem.
Mas o seu perfume permanece no ar e no olfato daqueles que o souberam guardar em frascos adequados.
O corpo humano, por mais belo e cheio de vida que seja, um dia envelhece e morre.
Mas as virtudes do Espírito que dele se liberta, continuam vivas nos sentimentos daqueles que as souberam apreciar e preservar, na ânfora do coração.
Pensemos nisso!
Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 11
e no livro Momento Espírita, v. 2, ambos
ed. FEP.
Em 17.6.2019.
12:45:03
SEAAMA promove atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Presidente Venceslau por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com escolas estaduais e municipais realizou atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 03 a 08 de junho.
A programação incluiu palestras educativas sobre a importância do meio ambiente, trilha e piquenique na mata do Horto Florestal, entre outras atividades.
De acordo com o Secretário da SEAAMA Adelino Soares é importante ressaltar que a responsabilidade ambiental e o compromisso social devem acontecer desde cedo. “Nessa ação pretendemos conscientizar as crianças sobre a necessidade da preservação ambiental garantindo uma melhor qualidade de vida a todos”, disse. Participaram da visita os alunos das Escolas Estaduais Doutora Isabel Campos e Antônio Marinho de Carvalho Filho, além da EMEF Professor Lucio Mariano Pero.
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser celebrado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.
Assessoria de Imprensa
12:30:03
Carlos Bolsonaro aproveita caso de Moro para alfinetar PF na apuração de facada
O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC/RJ), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, disse esperar que a Polícia Federal (PF) não dê à investigação dos supostos ataques de hackers aos celulares de membros das forças-tarefa da Lava Jato e do ministro Sérgio Moro o “mesmo ritmo e linha” que deu à tentativa de assassinato de seu pai.
Carlos já havia abordado o caso no dia 9, após divulgação de uma nota em que a força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná indicou que seus membros haviam sido “vítimas de ação criminosa de um hacker que praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes”.
Horas após a publicação do texto do MPF, o vereador compartilhou um comentário do senador Alessandro Viera (Cidadania), que dizia que o objetivo do ataque era “claro”, de “tumultuar processos e investigações, barrando o combate à corrupção no Brasil”, sendo as “táticas hackers” mais uma etapa dessa guerra.
A nota da procuradoria indicava que um hacker invadiu telefones e aplicativos de procuradores, “tendo havido ainda a subtração de identidade” de alguns integrantes da força-tarefa em Curitiba. O texto dizia ainda que “foram obtidas cópias de mensagens e arquivos trocados em relações privadas e de trabalho”.
Estadão Conteúdo
12:15:03
Estimativas para câmbio no fim de 2019 e 2020 seguem em R$ 3,80
O relatório de mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira, 17, pelo Banco Central, mostrou manutenção no cenário para a moeda norte-americana em 2019. A mediana das expectativas para o câmbio no fim deste ano seguiu em R$ 3,80, igual ao visto um mês atrás.
Para o próximo ano, a projeção para o câmbio permaneceu em R$ 3,80, igual ao verificado quatro pesquisas atrás.
IstoÉ
12:00:03
Dono do PSG quer compromisso total de Neymar: ‘Ninguém o obrigou a assinar’
Após mais uma temporada de altos investimentos e apenas um título, do Campeonato francês, o presidente do Paris Saint-Germain, o xeque catariano Nasser Al Khelaifi, perdeu a paciência. Em entrevista à revista France Football publicada nesta segunda-feira, o mandatário mandou uma mensagem clara para o grupo de jogadores dizendo que não vai mais aceitar o comportamento de popstars e cobrou mais comprometimento com a equipe. Sobre as especulações do possível descontentamento de Neymar no clube, o dirigente também foi claro: “Ninguém obrigou Neymar a assinar com o PSG”.
“É claro que há contratos a serem respeitados (Neymar assinou com o clube francês até 2022), mas a prioridade agora é o compromisso total com o nosso projeto. Ninguém obrigou Neymar a assinar com o PSG. Ninguém o forçou. Ele veio conscientemente para participar no nosso projeto”, afirmou.
As declarações de Nasser Al Khelaifi são um desabafo pela falta de conquistas da equipe. Este ano, além de mais uma amarga eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, após vencer o Manchester United na Inglaterra e perder em casa, a equipe também fracassou na Copa da Liga Francesa, perdendo para o modesto Guingamp, e foi vice-campeã da Copa da França, sendo derrotada pelo Rennes na decisão.
“Os jogadores terão que assumir as responsabilidades muito maiores do que antes na próxima temporada. Têm que ser completamente diferente. Terão que fazer mais, trabalhar mais. Não estão aqui para se divertirem. E se não concordarem com este ponto de vista, as portas estão abertas. Adeus! Não quero continuar a ter jogadores comportamentos de popstars”, completou.
E para quem não estiver contente com a mudança de postura dentro do clube, o cartola afirmou que não tem problema em negociar os seus atletas. “Quero jogadores dispostos a dar tudo para defender nossa camisa e para participar no projeto do clube. Aqueles que não querem, ou não estejam comprometidos, podemos nos encontrar e conversar”.
A única exceção parece ser Mbappé. Apesar de muito cobiçado por gigantes da Europa, o atacante é visto como peça fundamental para o futuro do time. “Estou 200% certo que o Mbappé vai continuar no PSG na próxima temporada”, assegurou Khelaifi.
IstoÉ
11:50:02
Brasileiro de 31 anos é eleito prefeito em cidade de 250 habitantes na Itália
Um brasileiro nascido em Teófilo Otoni (MG) foi eleito prefeito de uma cidade de 250 habitantes no norte da Itália, de acordo com a agência Ansa.
Luca Borgna, 31, será o próximo governante de Albaretto della Torre.
Ele foi adotado aos dois meses por uma família italiana e, até os anos 2000, era o único brasileiro da cidade.
Borgna esteve no Brasil pela última vez em 2014.
Antes de ser eleito prefeito, ele foi conselheiro e assessor público. Ele formou-se em enologia e trabalha como técnico agrícola, de acordo com a Ansa.
G1
11:40:33
Nada impede que capitalização seja aprovada no 2º semestre, diz Maia
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a capitalização no regime de Previdência pode voltar a pauta e ser aprovada no próximo semestre. Em mensagem pelo Twitter, Maia defendeu que a questão pode até ficar de fora do primeiro texto da reforma, mas destacou propostas já em andamento na área, como a do PDT.
“A capitalização pode não entrar neste texto inicial, mas nada impede que seja aprovada no próximo semestre. O PDT, por exemplo, tem uma ótima proposta de capitalização, apresentada e debatida desde o período eleitoral”, escreveu o deputado no Twitter.
R7
11:30:03
Palmeiras anuncia que disputará Florida Cup pela primeira vez em janeiro de 2020
O Palmeiras é mais um clube brasileiro que vai disputar a Florida Cup, um torneio amistoso em Orlando, nos Estados Unidos, que é realizado em janeiro durante o período de pré-temporada no Brasil. Para a edição de 2020, a sexta da competição, a organização convidou o atual campeão brasileiro e anunciou que chamou também o Atlético Nacional, da Colômbia.
A Florida Cup, que acontece desde 2015, reúne times da Europa e América do Sul e será realizada em 2020 entre os dias 13 e 20 de janeiro. Todos os confrontos serão internacionais – ou seja, times do mesmo país não irão se enfrentar – e realizados no Exploria Stadium, estádio do Orlando City, em Orlando.
“Assim como aconteceu em 2018, quando levamos o time para disputar amistosos no Panamá e na Costa Rica, o objetivo da participação na Florida Cup é criar laços mais fortes entre atletas e comissão técnica e, claro, preparar a equipe para a temporada de 2020. Vamos passar uma semana juntos, com ótima estrutura preparada pela organização do evento e grandes adversários”, afirmou Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras.
A viagem do Palmeiras aos países da América Central no ano passado coincidiu com uma mudança significativa no desempenho da equipe dentro de campo, que, no final da temporada, sagrou-se campeã brasileira pela 10.ª vez. Além de vencer os três amistosos disputados entre Panamá e Costa Rica, o time, a partir daquele momento, realizou 36 partidas com 22 vitórias, 10 empates e quatro derrotas.
Palmeiras e Atlético Nacional são os dois primeiros clubes anunciados pela organização da Florida Cup. As demais equipes serão anunciadas nas próximas semanas, assim como a tabela de jogos e outras novidades da competição.
Estadão Conteúdo
11:20:30
Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (17) torna facultativo o uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As novas regras preveem, ainda, redução de 25 para 20, no número de horas-aula (h/aula) práticas nas auto-escolas, para a categoria B da CNH. No caso da categoria A, serão necessárias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula terá de ser feita no período noturno. Para condutores de ciclomotores, a carga horária mínima será de 5h/aula.
As medidas começam a valer no prazo de 90 dias a serem contados a partir de hoje – data em que a matéria foi publicada no DOU.
Em abril, durante reunião do Contran que definiu as novas regras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as mudanças ajudarão a desburocratizar etapas do processo de formação do condutor. “As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”.
Na oportunidade, ele argumentou que o simulador não teria eficácia comprovada. “Ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse.
De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. Ele disse que a decisão vai estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.
Agência Brasil
11:10:03
Seleção relembra Copa de 2014 e prega ‘favoritismo equilibrado’ na Copa América
As lições aprendidas durante a última competição oficial jogada dentro do Brasil fazem a seleção ter um comportamento diferente para a disputa da Copa América. O favoritismo considerado pelo grupo atual como exagerado durante a Copa do Mundo de 2014 deu lugar a uma postura mais fria e equilibrada durante a disputa do torneio continental para evitar um novo tropeço dentro de casa.
Um dos remanescentes daquela campanha, o lateral-direito Daniel Alves refletiu ser necessário ao elenco atual não se atribuir um favoritismo tão grande como foi em 2014. O jogador relembrou que naquele ano, a equipe se empolgou de forma excessiva com o título da Copa das Confederações de 2013 e perdeu o foco. “Nós tivemos um desempenho incrível com a conquista. Na Copa de 2014 a gente foi com um certo favoritismo e acabou não dando certo”, comentou.
O jogador mais experiente da seleção, com 36 anos, pregou a necessidade de se encontrar um meio-termo. “A gente tem de encontrar um equilíbrio. Não pode acreditar tanto no time como também não desacreditar tanto. Temos de ser sólido na competição. Não podemos se desestabilizar como foi em 2014. O futebol não perdoa se você não tiver um equilíbrio”, disse Daniel Alves.
Sempre ao ser questionado sobre a Copa América, Tite destaca o Brasil como um dos favoritos, mas não o principal. Recentemente o treinador mencionou a força da Colômbia, porém ele também admira o trabalho da seleção uruguaia, especialmente por estar junta com a base do elenco há mais tempo e por ter o mesmo treinador há 12 anos no cargo, que é o caso de Óscar Tabárez.
Estadão Conteúdo
11:00:03
Potências reduzem, mas modernizam arsenais nucleares, diz relatório
O armamento nuclear mundial ficou 4% menor no ano passado em decorrência dos tratados internacionais assinados pelas grandes potências. No entanto, essas mesmas potências mundiais têm impulsionado programas de modernização de seus arsenais, mostra relatório apresentado hoje (17) pelo Instituto Internacional de Estudos da Paz de Estocolmo (Sipri).
Os nove países que detêm armas nucleares – Rússia, Estados Unidos (EUA), Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte – tinham, no começo deste ano, 13.865 armas do tipo, das quais 3.750 estão posicionadas e 2 mil em estado de alerta operacional. No ano anterior, eram 14.465 armas nucleares.
O Sipri estimou uma diminuição de cerca de 600 armas nucleares em relação ao ano anterior. No entanto, embora haja menos armas nucleares, as existentes são mais modernas. China, Índia e Paquistão, por exemplo, expandiram ou estão expandindo seus arsenais atômicos.
“A conclusão principal é que, apesar da diminuição geral no número de armas nucleares em 2018, todos os estados que possuem armamento desse tipo continuam modernizando seus arsenais”, afirmou em comunicado o diretor do Sipri, Khan Eliasson.
Agência Brasil
10:50:00
Aprovados no Sisu do 2º semestre de 2019 devem efetivar a matrícula até esta segunda
Candidatos aprovados para uma das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2019 têm até esta segunda-feira (17) para efetivar a matrícula na instituição de ensino. Se a matrícula não for feita, o estudante perde a vaga.
Esta segunda (17) também é o último dia para o estudante indicar se quer entrar na lista de espera de algum curso. Para manifestar interesse, o candidato deve acessar a página http://sisu.mec.gov.br/
Ao todo, são 59,2 mil vagas disponíveis em 1,7 mil cursos em 76 instituições de ensino por todo o Brasil.
O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país.
G1
10:40:03






























