
DIVULGAÇÃO: VASIF ŞAHOĞLU
Arqueólogos da Turquia encontraram os ossos de um jovem e de um cachorro, duas vítimas de um dos tsunâmis que atingiram a região há cerca de 3.600 anos, quando o vulcão Thera entrou em erupção.
Pesquisadores da Nasa, a agência espacial americana, estimam que a atividade vulcânica teve potência 2 milhões de vezes maior que a da bomba atômica de Hiroshima, e provocou um dos maiores desastres naturais da história da humanidade.
Segundo o portal LiveScience, as escavações arqueológicas tiveram início em Çesme, uma pequena cidade na costa da Turquia, em 2009. Foi só recentemente, no entanto, que os cientistas perceberam que a destruição ali vista foi causada por tsunâmis após a erupção do Thera.
“Demorou alguns anos e então tudo começou a ter algum significado”, afirmou à LiveScience o arqueólogo Vasıf Şahoğlu, da Universidade de Ancara, que liderou as escavações de 2009 a 2019. “Isso vai nos ajudar enormemente. Agora seremos capazes de interpretar tudo de uma maneira muito melhor.”
Apesar da devastação generalizada e das dezenas de milhares de pessoas que devem ter morrido, acredita-se que muitas das vítimas tenham sido arrastadas para o mar Mediterrâneo. Dessa forma, é difícil para os pesquisadores cravar se elas teriam morrido em consequência dos tsunâmis ou de outros eventos.
R7
10:40:03