
Por trás de codinomes como Onipotente e Kevin Maradona, o português Diogo dos Santos Coelho, de 21 anos, chefiava o site RaidForums, plataforma que colocava à venda bilhões de dados vazados de empresas americanas, segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A página foi derrubada nesta quarta-feira na Operação Tourniquet, que reuniu diferentes agências policiais da Europa. O português está preso desde 31 de janeiro na Inglaterra, enquanto aguarda ser extraditado para os EUA.
A National Crime Agency, do Reino Unido, anunciou também ter prendido em março outro jovem de 21 anos, em Croydon, nos arredores de Londres. Ele é um dos suspeitos de administrar o RaidForums junto a Diogo Coelho. Foram apreendidos com ele cerca de 5 mil libras esterlinas em espécie (aproximadamente R$ 30 mil). Meio milhão dólares em ativos de criptomoedas do homem foram bloqueados pelas autoridades inglesas.
De acordo com a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial, o fórum existia desde 2015 e tinha cerca de meio milhão de usuários, que poderiam usar os dados obtidos ilegalmente para cometer crimes, como fraude. O site, segundo o Departamento de Justiça, foi desenvolvido por Coelho e outras pessoas, que atuavam como administradoras do RaidForums.
Globo
12:30:02