Ministério da Saúde cancela contrato com a Ucrânia para aquisição de insulina

Início » Blog » Ministério da Saúde cancela contrato com a Ucrânia para aquisição de insulina
Paciente com diabetes tipo 2 aplica injeção de insulina em si mesmo em Glenarden, no Estado norte-americano de Maryland 15/07/2021 REUTERS/Hannah Beier

O laboratório estatal ucraniano Indar era um dos responsáveis pelo abastecimento de insulina do Sistema Único de Saúde (SUS), graças a um contrato celebrado em 2013. O acordo, no entanto, foi rompido no ano passado, segundo a pasta informou à CNN na quinta-feira (3). A ruptura também põe fim a um acordo de transferência tecnológica para produção nacional do medicamento, fato do qual o laboratório brasileiro parceiro da ação alega não ter conhecimento. No entanto, o Ministério da Saúde diz que não há risco de desabastecimento.

O fornecimento ocorria por meio de importação feita pela Bahiafarma. O órgão, parte da estrutura do governo da Bahia, mostrou não saber da rescisão do contrato, ocorrida ainda em 2021. Na segunda-feira (28), a autarquia informou, por meio de nota:

“A parceria entre a Bahiafarma e o laboratório ucraniano Indar segue vigente, e atualmente fornecemos insulinas humanas ao Ministério da Saúde por meio de contrato licitado”, diz um trecho do posicionamento.

CNN
09:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a