O supertufão Rai atingiu nesta quinta-feira (16) as Filipinas, onde dezenas de milhares de pessoas buscaram refúgio pelo temor dos ventos violentos e das chuvas torrenciais, o fenômeno mais potente a afetar o país insular em 2021.
O supertufão tinha ventos de 195 km/h ao tocar o solo às 13H30 (2H30 de Brasília) na ilha meridional de Siargao, um popular destino turístico, informou a agência meteorológica estatal.
Um “supertufão” é um ciclone extremamente violento, equivalente a um furacão de categoria 5 nos Estados Unidos, e apenas cinco são registrados a cada ano no planeta.
Este é o ciclone mais violento registrado este ano nas Filipinas.
Mais de 90.000 pessoas buscaram abrigo de emergência, enquanto a tempestade Rai avançava pelo Pacífico, informou a agência nacional de emergências.
Muitos voos foram suspensos e dezenas de portos permanecem temporariamente fechados diante da advertência de grandes ondas que poderiam provocar “inundações fatais” em áreas costeiras.
“Esta tempestade monstruosa é aterrorizante e ameaça atingir comunidades costeiras como um trem de carga”, disse Alberto Bocanegra, diretor da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho nas Filipinas.
JBr
09:30:02