“Milhares” de civis permanecem presos em Mariupol

Início » Blog » “Milhares” de civis permanecem presos em Mariupol
Destruição em Mariupol, a cidade que até agora mais sofreu com a destruição das forças russas (Metrópoles)

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse nesta quinta-feira (21) que “milhares” de civis permanecem presos em Mariupol ao comparar o cerco russo à cidade portuária do Sudeste ucraniano a uma “operação terrorista”.

Comandantes ucranianos em terra afirmaram que as forças russas não honraram os acordos para abrir corredores de evacuação ou impor cessar-fogo e continuaram a bombardear a cidade.

Mariupol foi quase completamente destruída por semanas de bombardeio russo. Dezenas de milhares de civis ainda aguardam a evacuação, segundo autoridades ucranianas.

Após inúmeras tentativas frustradas de estabelecer corredores seguros fora de Mariupol, quatro ônibus conseguiram deixar a cidade na quarta-feira (20).

Em entrevista ao canal de televisão francês BFMTV, Zelensky disse:

“Quanto ao nosso exército, as forças da Federação Russa não nos permitem passar por esses 120 quilômetros ocupados para que possamos chegar hoje ao desbloqueio militar de Mariupol. É verdade. Não podemos fazer isso hoje. Negociamos e abrimos corredores humanitários, e algumas pessoas estão saindo. Mas os milhares de que falei estão presos lá, e até agora a Rússia não está permitindo que essas pessoas saiam do cativeiro”.

Nesta quinta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou de “sucesso” o esforço das forças russas para capturar a cidade ucraniana sitiada de Mariupol, mas ordenou que as equipes parassem de tentar invadir a fábrica de aço Azovstal, que ainda está sob controle das forças ucranianas.

Zelensky acrescentou: “Moradores locais, crianças, idosos e militares estão presos na cidade de Mariupol. Não é mais uma guerra, mas uma operação terrorista da Rússia contra Mariupol e o povo desta cidade”. cnn

12:27:52

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a