Lula na ONU: ‘Desigualdade está na raiz dos problemas globais’

Início » Blog » Lula na ONU: ‘Desigualdade está na raiz dos problemas globais’
Lula abriu Assembleia Geral da ONU (Crédito: AFP)

O presidente Luis Inácio Lula da Silva abriu hoje a Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA). Em seu discurso, ele relembrou que há 20 anos fez seu primeiro discurso nas Nações Unidas. “Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade”, disse o presidente.

Um dos pontos centrais do discurso de Lula foi a crítica à desigualdade entre ricos e pobres. “A desigualdade precisa inspirar indignação. Indignação com a fome, a pobreza, a guerra, o desrespeito ao ser humano. Somente movidos pela força da indignação poderemos agir com vontade e determinação para vencer a desigualdade e transformar efetivamente o mundo ao nosso redor”, afirmou.

Lula ainda criticou economias baseadas no neoliberalismo. “Governos precisam romper com a dissonância entre a voz dos mercados e voz das ruas. O legado do neoliberalismo é uma massa de excluídos. Em meio aos escombros do neoliberalismo, surgem aventureiros de extrema direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas”, disse.

Em seu discurso, Lula também ressaltou a urgência do combate à fome. “Milhões de seres humanos vão dormir hoje à noite sem saber se vão ter o que comer amanhã”, falou o presidente. Ele citou racismo, intolerância e xenofobia como alguns dos desafios a serem superados pelas nações.

Para Lula, a maior parte dos objetivos do desenvolvimento sustentável caminha a passos lentos. “Agir contra mudança do clima implica enfrentar desigualdades históricas. As populações dos países mais pobres são as mais afetadas pelas consequência das mudanças do clima”, observou. O presidente ressaltou ainda o aumento da produção de energia limpa no Brasil. Estadão Conteúdo

8 respostas

  1. Ladrão vagabundo.
    Se quer igualdade da exemplo. Fica aí gastando milhoes em hotel de luxo, quer comprar avião novo pra carregar seus agregados que não são poucos!!!

    1. Mas o que você acha. “A desigualdade está ou não na raiz dos problemas?” Ele falou isso para o mundo. Será que ele está certo ou errado?

  2. A desigualdade precisa inspirar indignação com a fome, a pobreza, a guerra, o desrespeito ao ser humano, somente movidos pela força da indignação podemos agir com vontade e determinação para vencer a desigualdade e transformar efetivamente o mundo ao nosso redor. A ONU precisa cumprir seu papel de construtora de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Mas só o fará se seus membros tiverem coragem de procaminar sua indignação com a desigualdade incansavelmente para superá-la. Voltamos a ter um líder que nos enche de orgulho me senti representado por cada linha do discurso do presidente Lula na ONU – O homem foi aplaudidíssimo pelo mundo todo. Que apontou que as mudanças climáticas, o avanço do fascismo, os conflitos mundiais todas as nossas mazelas têm como causa a desigualdade econômica! Sobre o “chupetão do Inelegível” parece que ele não deu só o PIX para o Inelegível deve ter dado o anél também, e eu pensei que ele tinha perdido só o cérebro mas sei não hein!

  3. Ideia comunista! Todos os povos iguais, passando fome e o covarde comendo do bom e do melhor!!!
    Tem que roubar umas canetinhas pra acabar com a desigualdade!

  4. Ja pagou seu cartão esse mês?
    Paga o do ladrão! So 8 milhões

  5. Vera Magalhães

    Que belíssimo discurso de Lula na abertura da Assembléia Geral da ONU. Tratando dos pontos importantes em tom soberano e conectado com as urgências atuais! Nem Vera Magalhães resistiu aos encantos de Lula. É a oitava vez que Lula abre a Assembléia Geral da ONU é o Presidente da República que mais discursou. Hoje Lula é maior que Biden, Putin,´e Xi Jinping é o maior e mais admirado líder do planeta. Para o desespero dos Patriotários de plantão!

  6. Kkkk
    Vera Magalhães é aquela que babava no ovo do Lula durantebos debates???
    Continua babando!
    O Ladrão levou 70 parlamentares e cadaparlamentar levou 4 assessores . Logo tinham 280 pessoas batendo palmas para o discurso socialista do ladrão.
    Lula é uma farsa!

    1. Realmente é muito fácil entrar numa reunião de cúpula da ONU. O ingresso custa uma joia blindada da Arábia Saudita. Quem levar o anel do Renan, tem direito a 10 ingressos. (você é um puxa-saco em noção). Devia ser um puxa-saco mais, mais, sei lá.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a