Livro: “A cidade do Sol”, de Khaled Hosseini

Início » Blog » Livro: “A cidade do Sol”, de Khaled Hosseini

Quando postei “O caçador de pipas”, a amiga blogueira Jane Quintela sugeriu em comentário que eu fizesse a leitura de “A cidade do Sol”, do mesmo autor Khaled Hosseini. Consegui emprestado, e se eu havia achado o primeiro livro bom, o outro, achei magnífico.

Nesta obra, o autor, ao meu ver, parece esmiuçar detalhadamente as mazelas de um país em guerra, multiétnico e extremamente machista. E é neste último detalhe que o leitor acaba nutrindo raiva por Rashid, o patriarca de uma família que possui duas mulheres, algo comum na cultura de algumas nações islâmicas. Sua arrogância, ignorância e violência são descritos de maneira eficaz, levando o leitor à reflexão do problema das agressões sofridas pelas mulheres ao redor do mundo, inclusive em nosso país. A diferença é que no Afeganistão, o fenômeno parecia não ser apenas tolerado, como também estimulado pelo regime talibã.

Fazendo uma analogia ao título da história, “A cidade do Sol” não reflete o brilho alegre do “Astro Rei”, mas sim a ardência do sofrimento de um povo durante as guerras, bem como de suas mulheres oprimidas e subservientes. Belíssimo livro!

* O Eldoradense
09:10:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a