Julgamento da raça Nelore fortalece setor da pecuária na Faive

Início » Blog » Julgamento da raça Nelore fortalece setor da pecuária na Faive

Começa na manhã de quarta-feira (7), a partir das 8h, o julgamento da raça Nelore na 43ª Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (Faive). Pelo menos 60 animais oriundos de cinco criatórios de São Paulo e do Paraná vão participar da fase classificatória e, na quinta-feira (8), os melhores disputarão os campeonatos.

Todos os animais serão julgados pelo jurado Cristiano Hueb, que é da cidade de Uberaba (MG). Ele será auxiliado pela profissional Nicole Galdino. Os trabalhos terão ainda o apoio de Diego Rodrigues Leite, que atua na captação de gado e na condução do evento. Leite possui 14 anos de experiência, com dez anos de participação na Faive.

A avaliação dos animais, conforme Diego, é feita em diversos sentidos. Critérios como o aparelho reprodutor do macho, aparelho mamário feminino e traços característicos do gênero também são verificados. “O animal é analisado por inteiro. Desde a forma de andar até seu comprimento de carcaça, sua altura. Cada raça tem as suas especialidades”, explicou. Ao final da escolha, o jurado sempre faz o comentário para que os expectadores possam entender o motivo da classificação de cada animal.

Expositores do Paraná e de outras regiões de São Paulo vão participar da disputa. “Temos expositores do Paraná, da cidade de São Tomé, temos expositores de Andradina, de Barretos, entre outros locais”, revelou Leite.

Diego aproveitou para convidar os munícipes de Presidente Venceslau e região para o julgamento. “Quero deixar o convite para todos, para que possam entender melhor o julgamento e a forma como ele é conduzido”, completou.

O presidente da Faive, Wagner Bueno, destacou que o trabalho deste ano foi realizado no sentido de aumentar a participação de pecuaristas da região, na comparação com o número de expositores do ano passado. “Com o apoio da ACNB estamos trabalhando para aumentar a participação dos pecuaristas da região, que têm a oportunidade de mostrar a qualidade do trabalho que desenvolvem”, frisou.

A exposição é oficial e integra o Circuito Verde do Ranking Nacional Nelore. A atividade é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em parceria com a Associação da Feira.

Essência da Feira

A comissão organizadora da Feira dá atenção especial aos setores da pecuária e do agronegócio. Uma das prioridades do evento é justamente manter sua essência, levando em consideração sua história de mais de quatro décadas, movimentando a economia de Presidente Venceslau e região.

Neste sentido, a exposição neste ano conta com cerca de 300 animais de diversas raças, entre ovinos, equinos e bovinos. Na abertura da Faive, o presidente Wagner Bueno divulgou a presença de animais de diversas raças, entre carneiros, gado leiteiro, outras raças da Nelore, Gir e Indubrasil.

Presentes nos barracões localizados nos finais das avenidas principais do recinto, os espaços com animais sempre recebem a visita de famílias inteiras, que geralmente buscam momentos de lazer e descontração durante a Faive. No último domingo (4), um grande fluxo de pessoas foi percebido no espaço durante a tarde.

Faive

A Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (Faive) é realizada no período de 3 a 11 de agosto.

Eduardo Maduro/Assessor de Imprensa – Faive
15:48:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a