Israel declara Lula como ‘persona non grata’ após comparação com nazismo

Início » Blog » Israel declara Lula como ‘persona non grata’ após comparação com nazismo

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, informou nesta segunda-feira (19) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ‘persona non grata’ no país até que haja uma retratação sobre as declarações feitas pelo chefe brasileiro. Ontem, o petista comparou as ações de defesa israelense no conflito contra o grupo terrorista Hamas ao nazismo.

“Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel. Informei ao presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, disse o ministro israelense em uma postagem nesta segunda-feira (19) nas redes sociais.

“A comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto”, concluiu

A declaração de Lula foi dada durante entrevista coletiva realizada no último domingo (18), depois da participação do presidente na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou o petista.

Na sequência, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou as declarações do presidente e afirmou que a fala de Lula é vergonhosa e grave e disse que o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, convocaria o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para uma “dura conversa de repreensão”.

“Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fará isso ao mesmo tempo, em que defende o direito internacional”, declarou nas redes sociais.

A conversa entre o ministro das Relações Exteriores de Israel com o embaixador brasileiro ocorreu no Memorial do Holocausto. Lideranças políticas condenaram a fala de Lula e pediram ao petista que se retrate. Na Câmara dos Deputados, um grupo de parlamentares anunciou que vai protocolar um pedido de impeachment alegando que a fala configura crime de responsabilidade. R7

 

4 respostas

  1. ATENÇÃO: O assessor – Chefe da Presidência Celso Amorim, acabou de anuciar que o Lula não se descupará de absolutamente nada pelo contrário, ele destaca que Israel que está se isolando vale resaltar que nenhum Chefe de Estado criticou as falas do Lula, o que comprova a tese de que nosso Presidente falou o que todos queriam dizer mas evitam expressar em público!

    LULA TEM RAZÃO

  2. Acho bom vc ler mais um pouco! Lula está envergomhando o Brasil com suas insanidades!
    Teve chefe de Estado que até cancelou reunião com lula por conta de sua fala!
    Observador, vc defender o Lula com unhas e dentes eu até entendo, mas defender essa fala do Lula é de uma falta de consciência sem limites!

  3. Rochinha. Eu já avisei que era pra você voltar a comentar aqui no blog só depois de você colocar o cérebro pelo que escreveu aí em cima continua sem cérebro. Lula fez a fala por indignação visto que a questão humanitária está sendo relagada a segundp plano pelos passadores de panos mundiais. não vi até agora algum líder mundial se levantar contra Lula. Este silêncio ‘berra’ aos ovidos o que pensam, porém se omitem por interesses comerciais, covardes. A diplmacia não deve jamais se sobrepor a denuncias de CRIMES CONTRA A HUMANIDADE. A comparação de Lula dos crimes de Netanyahu com o holocausto foi um grito desesperado de alerta próprio daqueles que como eu não aceitam passivamente assassinatos de mulheres e crianças inocentes que nada tem em comum com o Grupo Terrorista do Hamas. Perseguir terroristas é legítimo, dizimar indiscrinamente um povo com essa desculpa é desonestidade intelectual e moral!

    LULA SEMPRE TEM RAZÃO

Agropecuária-COnfiança-1