Isenção de IOF acaba e crédito fica mais caro a partir desta sexta-feira

Início » Blog » Isenção de IOF acaba e crédito fica mais caro a partir desta sexta-feira

Zerado desde abril para ajudar a mitigar os impactos da pandemia do coronavírus sobre a economia, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre operações de crédito volta a subir nesta sexta-feira (27), para 3% – a mesma alíquota que vigorava antes da isenção.

O imposto foi zerado em abril, como forma de baratear o crédito, e valeria inicialmente até o final de junho. Com a crise se prolongando ao longo dos meses, foi prorrogada por duas vezes.

A segunda extensão da medida, em determinada em outubro, previa a retomada do IOF após 31 de dezembro. Na última segunda-feira (25), no entanto, o governo decidiu ‘encurtar’ a validade da medida.

O fim antecipado foi determinado para compensar a isenção das contas de luz dos moradores do Amapá, que enfrentaram este mês uma crise no fornecimento de energia elétrica que deixou o estado sem luz por vários dias. De acordo com a Secretaria Geral da Presidência, os moradores do estado não pagarão contas de luz referentes aos 30 dias anteriores a 25 de novembro, data de assinatura da medida.

G1
10:50:21

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a