Grammy Latino: Marília Mendonça pode levar prêmio póstumo de melhor disco sertanejo, em noite que promete emoção

Início » Blog » Grammy Latino: Marília Mendonça pode levar prêmio póstumo de melhor disco sertanejo, em noite que promete emoção
As cantoras Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, que concorrem ao Grammy Latino de melhor disco sertanejo por “Patroas” Foto: Reprodução/Instagram

Esta quinta-feira, a Academia Latina de Gravação anuncia os vencedores do Grammy Latino 2021, em uma cerimônia no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento, que será transmitido a partir das 22h pelo canal Bis (no sábado, o Multishow compila os melhores momentos do evento, a partir das 18h30), promete trazer muitas emoções para os brasileiros. A cantora Marília Mendonça, que morreu num acidente de avião no último dia 5, concorre com “Patroas” (disco gravado com Maiara & Maraísa) ao prêmio de melhor disco sertanejo.

Um dia depois da morte de Marília (vencedora de 2019 de melhor disco sertanejo com “Em todos os cantos”), o diretor do Grammy Latino, Manuel Abud, homenageou a cantora em comunicado, afirmando que ela foi uma “jovem e promissora cantora e compositora, voz de uma nova geração da música sertaneja no Brasil”.

“Marília Mendonça fará muita falta, mas seu legado viverá através de sua música. Nossos corações estão com sua família durante este momento difícil”, concluiu Abud na nota divulgada nas redes sociais do Grammy.

Na terça-feira, a cantora Anitta (que se apresenta na premiação) revelou ter feito contato Maiara e Maraisa para ver se elas poderiam ir à homenagem, mas as irmãs já tinham show marcado para a data. “Eu tentei, mas como era tudo em cima da hora, o que a gente conseguiu foi um espaço superbacana de mostrar a história dela [Marília Mendonça]. Mas não vai ter musical. Não sei se na parte brasileira do Grammy vai ter, mas na internacional, não. Vai ter uma homenagem solene sim, eu vou fazer parte”, garantiu a cantora.

Entre os destaques brasileiros este ano no Grammy Latino (que tem categorias específicas para a música em língua portuguesa), estão Caetano Veloso e o filho Tom (concorrendo a gravação do ano por “Talvez”), Nana Caymmi (a álbum do ano por “Nana, Tom, Vinicius”) e Giulia Be (a artista revelação). A categoria de melhor álbum instrumental tem três discos brasileiros: “Cristóvão Bastos e Rogério Caetano”, “Canto da praia – ao vivo” (de Hamilton de Holanda e Mestrinho) e “Toquinho e Yamandu Costa – Bachianinha (Live at Rio Montreux Jazz Festival)”.

Ao mesmo tempo, “Bruma: Celebrating Milton Nascimento”, do pianista Antonio Adolfo, disputa os prêmios de melhor álbum de latin jazz e jazz e o de melhor engenharia de som. “Reza forte”, do BaianaSystem e BNegão, concorre a melhor vídeo curto e “Redención”, da cantora gospel brasileira Aline Barros está entre os melhores álbuns cristãos em espanhol. Disco com DNA nacional, “Brazil305”, da cantora cubana Gloria Estefan, se põe na luta pelo prêmio de melhor álbum tropical contemporâneo.

Nas categorias de música em português, disputadas quase que só por brasileiros, além de Marília Mendonça, destacam-se entre os concorrentes os nomes de Martinho da Vila, Anavitória, Vitor Kley, Nando Reis, Barões da Pisadinha, Paulinho da Viola e Elba Ramalho. Entre as apresentações, a sensação será a da cantora Christina Aguilera, que volta ao evento depois de muitos anos para uma performance de “Pa mis muchachas” com Nicki Nicole, Nathy Peluso e Becky G. Outras apresentações previstas são as de Ozuna, Jorge Drexler, Bad Bunny, Maná, Juanes e Danna Paola.

Extra
11:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a