Governo Federal contrata 3,4 mil brigadistas para combater incêndios florestais

Início » Blog » Governo Federal contrata 3,4 mil brigadistas para combater incêndios florestais
A Região Norte do país está sofrendo uma estiagem severa por causa do fenômeno El Niño
DIVULGAÇÃO

O Governo Federal, por meio do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), atua com 3,4 mil brigadistas para enfrentar incêndios florestais no país.

Os profissionais foram contratados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para ações de prevenção e combate a incêndios florestais.

Ações estruturadas no âmbito do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) também são realizadas para proteger a biodiversidade, a saúde de milhares de famílias, a economia de cidades e, também, povos indígenas e comunidades tradicionais.

O fenômeno El Niño e as mudanças climáticas agravam a estiagem, que atinge principalmente a região Norte. Seca e altas temperaturas aumentam a possibilidade de incêndios, que podem se alastrar rapidamente.

A participação da população é muito importante para proteger a Amazônia, que abrange 49% do território brasileiro. De acordo com o ICMBio, o bioma abriga cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves.

Não realize queimadas. Em caso de incêndio, avise à brigada mais próxima ou ligue 193. Informações sobre como prevenir e combater incêndios na região estão disponíveis no site Amazônia sem incêndios e pelo telefone 0800 061 8080.

Um dos componentes do PPCDAm é o aprimoramento do Sistema de Informações sobre o fogo (Sisfogo) – Painel Amazônia, com integração de dados de diversas plataformas relacionadas ao tema dos incêndios florestais, de forma a qualificar e quantificar a gestão do fogo.

O plano estabelece a meta de desmatamento zero até 2030. Foi estruturado em 4 eixos temáticos: atividades produtivas sustentáveis; monitoramento e controle ambiental; ordenamento fundiário e territorial; e instrumentos normativos e econômicos voltados à redução do desmatamento e à efetivação das ações abrangidas pelos demais eixos. R7

Uma resposta

  1. Mas pra quê brigadista se o Lula reduziu o desmatamento e as queimadas? Ou melhor era o Bolsonaro quem colocava fogo!
    Contrato sem processo seletivo.
    Só deve ter militantes!!!
    O MP precisa investigar!

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a