Geral Sergio Moro começa a ser julgado no TRE-PR hoje

Início » Blog » Geral Sergio Moro começa a ser julgado no TRE-PR hoje
Sérgio Moro
Sérgio Moro (Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O senador Sergio Moro (União-PR) começa a ser julgado nesta segunda-feira, 1º, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por abuso de poder econômico. O ex-juiz da Lava Jato pode ter o mandato caçado e ficar inelegível por oito anos caso seja considerado culpado.

O processo é encabeçado pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB, PV e PT – sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os partidos contestam os gastos pré-eleitorais de Sergio Moro entre 2021 e 2022, período em que ele se apresentava como pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos.

A candidatura ao Palácio do Planalto não prosperou e, em março de 2022, Moro migrou para o União Brasil e tentou concorrer a deputado federal por São Paulo. A troca de domicílio eleitoral, de Curitiba para a capital paulista, foi barrada pela Justiça Eleitoral e ele acabou se lançando candidato a senador pelo Paraná, sendo eleito com mais de 1,9 milhão de votos.

As ações apontam que os gastos e a estrutura da pré-campanha à presidência foram “desproporcionais” e acabaram rendendo ao ex-juiz uma vantagem decisiva sobre qualquer outro candidato ao Senado no Paraná. Além disso, a soma dos gastos das pré-campanhas com a despesa que teve com candidatura a senador ultrapassariam o teto estipulado.

Em dezembro do ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer defendendo que o senador perca o mandato e fique inelegível até 2030. O TRE-PR é composto por sete magistrados. Caso quatro votem pela condenação, a chapa de Moro será cassada pelo tribunal regional. Estadão Conteúdo com IstoÉ

 

Interação

 

 

2 respostas

  1. Hoje começa o julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro, responsável pelo maior escândalo judicial da história brasileira. Um dos maiores canalhas que esse país já produziu!

    Não poderia existir dia mais propÍcio:

    O DIA DA MENTIRA

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a