Força-tarefa busca casos de linfoma ligado a próteses no Brasil

Início » Blog » Força-tarefa busca casos de linfoma ligado a próteses no Brasil

Em meio a um aumento de relatos de linfoma associado a próteses de mama, médicos brasileiros criaram uma força-tarefa para identificar os registros e conhecer o tamanho do problema no País. Na quarta-feira, 24, a Allergan, uma das marcas mais difundidas em todo o mundo, anunciou recall após recomendação da Food and Drug Administration (FDA), agência de controle sanitário dos Estados Unidos.

Especialistas ouvidos pela reportagem calculam que o País teve pelo menos uma dezena de casos de linfoma anaplásico de células grandes (ALCL) em pacientes com próteses. Como os registros são informais, nem todos têm evidências científicas de que foram os implantes que desencadearam a doença.

Esse número, porém, pode ser maior já, que o Brasil é um dos que mais colocam próteses no mundo. “Temos poucos casos catalogados e essa é uma das razões para criar uma força-tarefa. Queremos respostas adequadas, o que não temos ainda”, afirma Niveo Steffen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Após o anúncio do recall, a Anvisa informou que deve publicar medida cautelar hoje suspendendo a comercialização de próteses de silicone da Allergan no Brasil. Eram vendidos três produtos da empresa no País.

Estadão Conteúdo
10:25:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a