FGV: confiança da Indústria sobe 3,2 pontos em maio, mas ainda é muito baixa

Início » Blog » FGV: confiança da Indústria sobe 3,2 pontos em maio, mas ainda é muito baixa

O Índice de Confiança da Indústria subiu 3,2 pontos em maio ante abril, passando de 58,2 pontos, o menor patamar da história, para 61,4 pontos, o segundo menor nível da série, iniciada em 2001, em meio à crise provocada pelo coronavírus. Responsável pelo índice, a Fundação Getulio Vargas (FGV) nota que esse aumento em maio representa apenas 7,4% da perda de 43,2 pontos observada entre fevereiro e abril deste ano.

Da mesma forma, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) avançou 3 pontos porcentuais, de 57,3% (o mínimo da série histórica) para 60,3%, o segundo menor nível da história.

Segundo a economista da fundação Renata de Mello Franco, a leitura de maio sinaliza uma acomodação da situação atual em níveis baixos e “alguma calibragem” das expectativas para os próximos meses. “Apesar da evolução relativamente favorável de indicadores como os de estoque, Nuci e produção prevista, ainda é cedo para concluirmos se o pior momento da crise ficou para trás. Para os próximos meses, o elevado nível de incerteza e de pessimismo em relação ao futuro podem colocar em xeque uma recuperação mais consistente da confiança”, afirma, em nota.

IstoÉ
10:20:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a