Exoplaneta pode dar pistas de onde está o misterioso Planeta Nove

Início » Blog » Exoplaneta pode dar pistas de onde está o misterioso Planeta Nove

Plutão sempre foi o nono planeta, até perder o posto para um corpo misterioso, cinco vezes mais massivo que a Terra e com uma órbita 800 vezes mais longe do Sol do que a do nosso planeta. Nenhuma das sondas que hoje seguem para fora do nosso sistema solar (as duas Voyagers e a New Horizons) topou com o Planeta Nove – mas a observação de um sistema a 336 anos-luz de distância pode nos dar pistas de como ele seria, por onde anda e por que não conseguimos achá-lo.

Examinando as imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble do sistema estelar duplo HD 106906, localizado na constelação do Cruzeiro do Sul, astrônomos da Universidade da Califórnia e do Observatório Europeu do Sul (ESO) determinaram que um exoplaneta do sistema parece reproduzir o mesmo comportamento do pretenso Nono Planeta: sua órbita ao redor da dupla de estrelas é tão aberta que ele leva 15 mil anos para completá-la.

Segundo os pesquisadores, sua órbita pode ser resultado da ação de uma estrela passando pelas redondezas, que estabilizou a trajetória exoplaneta longe do sistema binário – o mesmo pode ter acontecido há 4,6 bilhões de anos, em nosso próprio quintal.

“Este sistema traça uma comparação potencialmente única com o nosso sistema solar. O exoplaneta está amplamente separado de suas estrelas em uma órbita excêntrica e altamente desalinhada, do mesmo jeito que pensamos estar o Planeta Nove”, explicou o principal autor do artigo, o astrônomo Meiji Nguyen.

TechMundo
14:30:20

Agropecuária-COnfiança-1